domingo, 14 de novembro de 2010

FALÉSIAS DE CAPARICA


CicloBeatos nas falésias da Costa de Caparica

Esta semana resolvemos fazer um novo percurso para o historial dos CicloBeatos, percorrer as falésias da Costa de Caparica.
No que começa a ser uma atitude recorrente do nosso grupo, nesta nova época bttistica resolvemos sair um pouco mais da nossa zona de localidade, o Parque Natural da Arrábida, e apostado num reconhecimento de novos percursos e territórios do nosso Portugal.

Hoje saímos de Azeitão pelas 7.30 com destino à Cova do Vapor de onde saímos pelas 8.00 para dar início ao nosso passeio semanal, começando logo a subir pelo Bairro 25 de Abril na direcção da bateria de costa da Trafaria, depois passamos pelo antigo quartel da PIDE, isto sempre em comunhão com as falésias e a sua magnifica vista sobre a Costa de Caparica, começamos então a descer para as abandonadas instalações do Onda Parque e voltamos a subir desta feita pelas ruínas do que foi o antigo, e outrora muito frequentado parque de piscinas, depois veio o pior da nossa aventura de hoje ao fazer-mos a ligação do Onda Parque para o Funchalinho, passamos por uma via rodoviária em construção, ou seja de via não tinha nada, apenas lama como podem comprovar pelas fotos abaixo apresentadas.


O Porto da Cova do Vapor


A maravilhosa vista da foz do Tejo


Bunkers da bateria de costa da Trafaria


Costa de Caparica vista da falésia



A brincar nos limites da falésia

Antigo quartel da PIDE




Ameaçou chover... mas não passou de ameaça...

Diversão no Onda Parque



Subida junto aos escorregas do Onda Parque





A partir daqui foi só... laminha



Resmas!... Paletes!!! de lama


Depois de subirmos ao Fuchalinho, passamos pelo convento dos Capuchos, de seguida fomos ao seu miradouro, e começamos a descer pela estrada do Robalo até à estrada da Foz do Rego, onde tivemos de contornar este ribeiro e as falésias subindo em asfalto e passando pela Charneca de Caparica, para seguidamente apanharmos o asfalto que nos levaria até à Fonte da Telha, nesta aldeia piscatória, fizemos a pausa do dia para abastecimento e após recuperar-mos forças, arrancamos.

Convento dos Capuchos



Pausa na Fonte da Telha



Esta parte do percurso foi bem mais rápida, já que consistia praticamente em rolar junto às arribas, desta feita pela parte de baixo junto à praia e claro, em alguns locais, apanhando um pouco mais de areia, que por vezes dificultou o ritmo, tivemos mesmo em dois locais de desmontar tal a quantidade de areia no trilho, essencialmente junto às hortas no sopé das arribas, ao chegar à Costa de Caparica entramos no passeio marítimo que nos levou até a praia de São João.

Regresso junto às falésias






Praia Nova (Costa de Caparica)



Praia de São João


Estrada para a Cova do Vapor



CicloBeatos junto ao pontão da Praia de São João

Aqui o nosso percurso programado teve de ser alterado, pois no Inverno passado o mar levou o que restava do paredão, e consequentemente o acesso à Cova do Vapor, que seria feito por esta zona, teve de ser alterado, contornando o parque de campismo do Inatel e depois entrando pela estrada da raposeira, voltando-nos a cruzar com o nosso percurso inicial, ao contrário do previsto, depois foi a chegada ao parque de estacionamento da Cova do Vapor, para a conclusão do nosso percurso de hoje, pedalando cerca de 37 km, com 460 mt de altimetria e após 4 horas de tempo total, porém com uma certeza, este percurso feito com um pouco menos de lama tinha sido muito mais agradável.


4 comentários:

  1. Estou a ver que vocês agora andam virados para esses lados (espichel, caparica). Para terminar a sequência só falta a zona do Meco/Lagoa de Albufeira/Fonte da Telha.

    Ficamos então a aguardar pelo foto-report desta volta (eu também já tive de abrir uma conta nova no picasa para resolver um problema similar).


    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos.

    Nos dias de chuva para além do asfalto, gostamos de andar em pisos mais macios, que de outra forma (sem estarem molhados) seriam impossiveis de circular.

    A sequência que sugeres (Meco/Lagoa/Fonte da Telha) já a fazemos desde 2007, todos os anos, apenas não temos um registo fotográfico decente e o blogue só apareceu em 2009.

    Este fim de semana se estiver a chover este percurso ou a Machada são fortes hipoteses.

    De Notar também que já percorremos a costa portuguesa completa desde a Cova do Vapor até a Sagres... e esta última parte não foi feita pelo asfalto.

    Como podes verificar as fotos já cá cantam... após ter adquirido 20GB de espaço no servidor.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. e aqueles moços que disseram" eh pá aquilo pra cima tá muita mau", e nós CicloBeatos valentes fomos mesmo para lá........

    ResponderEliminar
  4. Olá Mário (CicloBeato Engenheiro das cancelas).

    Essa é mesmo a atitude dos CicloBeatos... mas só perante o desconhecido, e quando vamos explorar... pois como sabes aqui na nossa zona já escolhemos onde pomos os pés... ou seja as rodas...

    ... o mais giro foi que nós dissemos que estava muito mal do lado que vinha-mos... mas nada em comparação para onde fomos... os rapazitos concerteza foram sempre à espera do pior...

    Abraço e até domingo.

    ResponderEliminar