terça-feira, 2 de junho de 2015

ANO SABÁTICO























Como certamente repararam os leitores mais assíduos, já há algumas semanas que não publicamos nada na nossa página. Não pelo motivo que tenhamos acabado como grupo, ou sequer que tenhamos deixado de pedalar, no entanto, resolvemos que o melhor este ano, era fazer-mos uma pausa... Devido, aos afazeres profissionais, aos infortúnios e as circunstâncias da vida de cada elemento, achamos por bem fazer este um ano de reflexão para voltarmos com mais força para o próximo ou até para por-mos em pratica projectos pessoais adiados.

Até já!

O que significa ano sabático?

No mundo judaico antigo, um de cada sete anos era destinado por lei ao repouso compulsório. A terra não podia ser cultivada, as dívidas se extinguiam, os escravos conquistavam a liberdade. Não era permitido sequer colher os frutos das árvores. Terminado esse período, conhecido como ano sabático, tinha início um novo ciclo de vida.

Nos dias actuais, o sabático está de novo em evidência, mas agora com um novo significado, de carácter pessoal. A ideia básica ainda é realizar uma pausa prolongada antes de uma nova etapa. Mas já não se trata apenas de deixar a terra inculta. A meta agora é cultivar o espírito, para que algo novo floresça.

Os "sabatistas" de hoje dão uma resposta radical a angústias que são de quase todo mundo: de sentir-se esmagado por uma rotina que deixou de fazer sentido, de ser prisioneiro de decisões tomadas em um passado com qual já não é possível identificar-se, de ter a sensação de que todo novo dia é sempre o mesmo dia, sem conduzir a nada. Diante disso, os adeptos do sabático abandonam afazeres e responsabilidades para mergulhar dentro de si mesmos, em uma jornada de redescoberta e reinvenção.

Nessa nova encarnação, o ano sabático deixou de ser uma obrigação religiosa para virar um sonho acalentado por muitos, ainda que realizado por poucos — bem poucos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário