segunda-feira, 22 de novembro de 2010

APOSTIÇA - AIANA - ZAMBUJAL - SESIMBRA (DIA DOS EMPATA... F...UROS)


O dia de ontem, não começou lá muito bem... primeiro foi um dos CicloBeatos que não fez a revisão necessária da véspera ao material e ao chegar ao pé da bicla, tinha o pneu furado, como se já não basta-se este atraso resolveu ir de automóvel e sem bicicleta ao local de encontro, para demorar ainda mais um bocadinho (estava quase sonâmbulo o individuo...), claro está  que teve de voltar a casa para buscar a bicicleta e só apareceu pelas 8.30, atrasando desta forma o passeio domingueiro... mas como uma desgraça nunca vêm só, outros dois CicloBeatos, um deles com um furo também, resolveram ir ter à minha residência em vez de se deslocarem ao local habitual de partida do passeio... resultado... também chegaram atrasados...

Este é o local de partida dos CicloBeatos às 8.00




Lá arrancamos pelas 8.35 (depois digam que chegam tarde para a papinha!), e não foi necessário andar-mos muito para o Sr. retardatario da manhã, ter outro furo, desta feita nas descidas para os Canais, e com direito a arremesso da bicicleta pelo ar e tudo....

Depois destes desencontros e infortúnios lá continuamos ao nosso passeio desta vez sem mais incidentes de maior... salvo as terríveis molhadelas do Nuno aos seus companheiros, sempre que passavam por uma poça de água, estava destemido o Sr. Nuno.

Casa habitada pela família Silva


O Sr. Silva à porta de casa

Pois bem vamos ao que interessa, o relato do nosso passeio de ontem, depois de passarmos pelos Canais rumamos aos areeiros, atravessamos a estrada nacional 378 (Fogueteiro-Sesimbra), e viramos no sentido Norte, direitos à Lagoa de Albufeira, onde percorre-mos um agradável trilho, já nosso conhecido, com alguma areia e que apenas pode ser convenientemente atravessado em dias molhados, ora este trilho que nos levou até à Herdade do Cabeço da Flauta e consequentemente ao asfalto, mas só durante cerca de 2 quilómetros, depois voltamos a entrar em outro trilho também já por nós percorrido, e que nos levou até à Aiana de Cima.

Será que estes CicloBeatos iam a fugir de alguma coisa?

O Sr. Engenheiro em plenas funções

Depois do engenheiro falta-nos um professor para corrigir avisos...



Não! Erraram! Desta vez não furamos!...

No estradão (rua do Porto da Era) que liga a Aiana ao Zambujal, deparamos com uma construção bastante bizarra e imponente, um Castelo... por sinal muito bem guardado por vários Rottweiller, do lado oposto outra bela moradia também com cães de guarda mas estes não tão ferozes.


O imponente Castelo de Aiana

Domador também já temos... o Viegas a exercer os seus dotes

Após o Zambujal, Cova da Raposa e Corredoura, viramos perto do Castelo, mas desta feita na direcção da vila de Sesimbra pelo caminho da Fonte do Carvalho, que nos levou até ao Caninho (local em Sesimbra), não sem as tradicionais fotos panorâmicas junto a um velho moinho.


Fonte do Carvalho... com "V"
 




Nem imaginam o trabalho que deu para tirar esta foto!







A seguir das poses para os posters individuais dos CicloBeatos, com o Castelo em Pano de Fundo, e depois uma descida bastante técnica em que o CicloBeato, Nuno, largou um enorme tralho deixando a bicla alguns metros para trás indo aterrar de bruços... hehehe foi pena eu não estar ao pé dele, para a foto do acontecimento.



Já na vila de Sesimbra houve tempo para uma ligeira pausa para doces... só para alguns CicloBeatos com carências de açucares.



De seguida a já tradicional subida do estacionamento e desta feita o acesso à estrada de Argeis foi feito por uma subidinha muito íngreme que para nós foi a estrear... começamos então a subir os Argeis e os seus 18% de inclinação iniciais, com o fotografo de serviço a registar belos momentos de esforço dos seus comparsas.




Sim estão a ver bem! ...Esta inclinação nem na volta à França.








A hora já era um pouco tardia e até apanhamos o "Fred Flinstone" a preparar o seu almoço à porta de casa, continua-mos a subir até ao desvio que nos levou, à aldeia das Pedreiras, depois estrada dos Casais de Calhariz e asfalto pela estrada do Casais da Serra, Aldeia de irmãos e fim do nosso passeio de hoje em Vila Nogueira de Azeitão.








Ontem realizamos, cerca de 58 km em 3.30 horas (tempo real em andamento), e com 675 mt de acumulado em subidas.


7 comentários:

  1. Boas,

    Vais publicar o track desta semana no Gpsies ou no Wikiloc? Nós no sábado passado também andámos por essa zona (Canais, Lagoa de Albufeira, Apostiça) e gostava de analisar o vosso percurso para tentar conhecer mais algumas alternativas para estes dias em que a Arrábida está mais enlameada.

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    Normalmente não costumo publicar todos os passeios... como já deves ter reparado, só publico mesmo os "Best of".

    E daqui, da nossa zona existem mesmo muitos "tracks" que nunca irei publicar, devido ao caracter privado e particular, de alguns locais que atravessamos sem permissão dos proprietários (fruto do nosso conhecimento destes territórios), pois tentamos ao máximo que esses trilhos não sejam conhecidos, para podermos continuar a usufruir deles.

    Sei que talvez não concordes com a minha maneira de pensar e penses que todos devem ser partilhados, mas com o crescente número de praticantes (cada vez mais) da modalidade, é também crescente o desrespeito pela natureza e pelas pessoas, que é apanágio de alguns... poucos é certo... mas alguns... nós como uma espécie de guardiões do nosso parque natural, tenta-mos ocultar o mais possivel os seus poucos lugares por explorar...

    No entanto como vejo o vosso grupo como outra irmandade da nossa causa "Parque Natural da Arrábida", estou disposto a partilhar contigo, contando com a vossa discrição, e exemplar comportamento, a quando do acesso a determinados lugares que te vou revelar, mas para isso tera de ser em privado, atraves de email, por isso envia para ciclobeatos@gmail.com, um mail identificando-te e com o teu endereço, para eu te enviar o "track".

    Espero que compreendas, e mais uma vez agradeço a tua participação no nosso blogue.

    Abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Apesar de termos visões diferentes relativamente à partilha dos tracks compreendo perfeitamente que queiras proteger certos lugares porque há efectivamente muita gente que não tem o mínimo de civismo. E sou obrigado a concordar contigo quando dizes que com o crescimento exponencial de praticantes da modalidade pode provocar que num futuro próximo certos caminhos nos sejam totalmente vedados.

    Resta-nos continuar a lutar para que as mentalidades mudem para que todos possam usufruir das belezas que a natureza nos oferece.

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  4. Tirando a parte dos sonambulos e dos furos até foi um Domingo bem passado.
    Para quando um passeio em conjunto com os BdR?
    Pelo que escrevem no blog parece que comungam do mesmo ESPÍRITO que os CicloBeatos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Caros Amigos.

    Pois é Carlos! Como diz o Mário, e muito bem! Que tal um passeio conjunto CicloBeatos-Brigada dos Rijos.

    A nossa hora de saída de Vila Nogueira é sempre pelas 8.00 ao Domingo, em Vila Nogueira de Azeitão, junto à casa das tortas (Rossio).

    Mas para não haver confusões, o melhor é combinar antes o Passeio.

    Carlos se estiveres interessado contacta-nos.

    Abraço Amigos.

    ResponderEliminar
  6. Sem duvida que é uma excelente ideia! Eu alinho na boa, tenho é de convencer a malta deste lado a estar em Vila Nogueira às 08h00 (ou acordam mais cedo ou levam o carro, eheehe).

    Temos de ver qual a melhor data para a realização dessa volta porque acho que seria mais engraçado se houvesse muitos participantes de ambos os lados. E como a abstinência tem sido enorme aqui do meu lado, provavelmente só conseguiremos reunir pessoal suficiente lá para Janeiro, mas fica deste já aceite o convite!

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carlos.

    Sem querer tar a dar palpites... acho melhor virem de carro, há por aqui muito estacionamento :-)

    Quanto aos muitos participantes ...ambos nos queixamos do mesmo, se bem que ultimamente para os meus lados têm havido alguma aplicação...
    Mas como sabes no Inverno é mais dificil para alguns sair da cama cedo... se fosse na primavera eu sei que seria bem diferente...

    Acho sobretudo que para além da quantidade têm é de existir qualidade e nem que venhas sozinho, serás sempre bem recebido, portanto quando quiseres é só contactar.

    Abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar