domingo, 12 de dezembro de 2010

REGRESSO À MACHADA



Como o mau tempo e a chuva não nos larga nas últimas semanas, resolvemos, este domingo ir a um destino que faz um ano, este mês de Dezembro, que já não visitava-mos, a Mata da Machada, destino ideal para os dias de chuva pois consiste grande parte em percursos de areia,  alguns dificilmente transpostos, mesmo nestes dias, bem molhados, tornando-se portanto um percurso como já referi em outras mensagens, um percurso apenas para, dias de Inverno, ideal para quem quiser evitar a lama e a água de outros trilhos da nossa Arrábida.


Ora esta semana tivemos várias baixas no grupo, somente aparecendo para a volta de hoje o Hipólito e o Fernando, estava refeita a "velha" dupla anfíbia do Inverno passado, apesar de estarmos preparados para o pior, voltou a não chover durante a nossa volta, e como diz o CicloBeato, Mário, o São Pedro gosta dos CicloBeatos, eu prefiro dizer que a sorte protege os audazes.


Hoje saímos novamente dos Brejos de Azeitão, pelas 8.00 e realizamos cerca de 31 Km, com um "invejável" acumulado de subidas na ordem dos 346 mt, em 3 horas e 25 minutos, tempo total (já com fotos e tudo) e ainda tivemos tempo para furar 2 vezes, uma a cada, para não nos ficarmos a rir um do outro.


Para o próximo domingo há o passeio solidário, portanto meus amigos, não se esqueçam, para a semana fatinho de Pai Natal e saída de Vila Nogueira pelas 9.00, outra coisa bastante importante e levarem convosco alguns agasalhos ou mantas, para entregar as pessoas menos favorecidas, e que necessitam da nossa ajuda, sei que só nesta época e que infelizmente nos lembramos, destes casos, mas por outro lado pensem que se não fosse assim... mais vale uma vez nesta época do que nunca.

Pose no promontório junto à Quinta da Chapeleira

Ao fundo a Serra da Arrábida, muito por detrás das nuvens

Também se pode avistar a A2

Ao fundo o novo Barreiro Retail Planet

Túnel onde passa o comboio Fertagus

O lago da Mata da Machada

Os Trilhos da Machada

Junto à base Militar

Hortas junto à ribeira de Coina

Ribeira de Coina

Vegetação caracteristica da ribeira de Coina
 
O ano passado, caí quase por inteiro, neste local e dentro desta "big" poça

Plantação de Cactos na Quinta do Conde

 

2 comentários:

  1. Bolas... mas vocês levam nas rodas algum íman que atrai picos? Eu já nem me lembro da ultima vez que tivemos de mudar ou remendar uma câmara de ar! (espero bem que este comentário não dê azar, lolol)

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos.

    Realmente estamos mesmo com azar, ou não compramos as camâras de ar certas... LOL

    Também não te esqueças que temos o espirito de exploradores e nos metemos em tudo o que é trilho ou possa vir a ser trilho... logo estamos mais sujeitos a estes imprevistos.

    Mas em compensação, em dois passeios anuais de aniversário realizados, com um total de 11 pessoas a participar, percursos com 250km em 2009, e outro com 320 km em 2010, posso dizer com orgulho que não furamos uma única vez, e apenas saltou uma corrente, por uma vez em 2010.

    Abraço

    ResponderEliminar