domingo, 28 de agosto de 2011

"LET'S GET LOST" NA ARRÁBIDA


Hoje foram seis, os CicloBeatos que apareceram no local de partida, foram eles o Hipólito, o Fernando Viegas, o Fernando Oliveira (moi meme), o Mário, o Flávio e o Renato, cheios de boa disposição neste belo dia de verão, na volta deste dia solarengo, e apesar das quatro tentativas de procurar novos caminhos (alternativas) e revisitar caminhos que há muito não eram trilhados pelos CicloBeatos, não nos conseguimos perder, também era demais, perdermo-nos no nosso próprio território... Não acham?

Começamos por nos dirigir ao Alto de Vesugo, na tentativa de encontrar o marco geodésico existente nesse local a 198 metros de altitude, nas imediações do moinho da Bezuga, porém registamos que a possibilidade de atingir o mesmo é praticamente impossível, pelo menos para nós, pois o marco hipoteticamente encontra-se dentro de uma propriedade fechada e vedada, contornamos essa propriedade, e deslocamo-nos ao primeiro objectivo do passeio de hoje, a falésia, local altamente radical da nossa região, onde os mais afoitos e sem vertigens, podem desafiar a sua técnica, rolando por um trilho paralelo a um precipício (falésia), descemos até à estrada Azeitão-Casais da Serra e entramos no parque do Alambre.
















No parque do Alambre viemos a constatar com muita mágoa, que este local foi um dos tristes comtemplados pelos incêndios do dia de ontem, apesar dos esforços das autoridades competentes e da sempre pronta e valente presença do soldados da paz, continuam a existir "pessoas", para quem a natureza e o respeito pelos outros, pouco ou nada lhes diz respeito, e usam as suas criminosas mãos para actos dignos de indivíduos desprovidos de sentimentos, resta saber agora quanto tempo estas zonas do parque do Alambre ficarão, sem a beleza da vegetação que o caracteriza, especialmente as estevas (Cistus ladanifer), que tanta graça dão a este local pela primavera, isto já não falando de outras espécies predominantes na área atingida, e que certamente não voltarão a florescer, ou se voltarem demorará muitos anos a atingir o estado em que se encontravam antes de este flagelo as ter atingido.





A seguir tomamos o rumo do parque de campismo do Barreiro, desta vez e de forma bastante rara para nós, a descer, até ao cruzamento da subida do Facém, onde subimos um pouco no inicio desta habitual subida de regresso a Azeitão, mas isso hoje, não aconteceu, pois ainda era muito cedo, e aventuramo-nos em caminhos a estrear para os CicloBeatos, atalhando desde esta famosa subida, até encontrarmos a estrada que muitas vezes utilizamos quando descemos pelo "Fim-do-Mundo", só que desta feita antes de seguirmos para a estrada dos Picheleiros, voltamos a explorar novos caminhos, entrando dentro da propriedade dos Arneiros e saindo junto ao cruzamento Picheleiros-Rasca, num atalho que revelou o que eu já imaginava, as várias vedações, tornam o que poderia ser uma boa alternativa descida do Facém-Cruzamento da Ponte, numa opção a não ter em conta em outras ocasiões, visto ser um pouco morosa.



Depois entramos no caminho que nos leva à Comenda, onde o Flávio furou (será que furou mesmo?), resolvido este problema, continuamos a pedalar fomos até à ribeira da Ajuda onde contornamos o antigo lagar, e dirigimo-nos para a capela de Alcube, de seguida atravessamos a N10, entramos pela rua de Alcube, e começamos a subir pelas serras desta zona, seguindo pelo novo aceiro, depois descemos e já na estrada que nos leva as oliveirinhas do vale de Barris, subimos mais um pouquinho, sendo que perto do final da estrada do vale de barris (perto do grupo de teatro o bando), desviamos por mais um atalho.


A toca da lagartixa, onde já não passávamos há algum tempo e onde pelos vistos, também ninguém lá passa há muito tempo, já que a parte final deste rápido trilho a descer e óptimo treino a subir, se encontra praticamente tapado pelas silvas, e se continuar a fraca presença de betetistas neste local, arrisca-se a ser um local que ficará pelo menos com o acesso à lagartixa tapado, perdendo-se um óptimo trilho (especialmente no Inverno), descemos a lagartixa da cabeça para baixo e chegados à baixa de Palmela, começamos a sempre penosa subida da Cobra, especialmente, pelo seu piso bastante acidentado, que incomoda e tira algum balanço a qualquer ciclista que a vá subir, já em Palmela fizemos a paragem do dia, no chafariz D. Maria I, para abastecimento e seguimos pela estrada por baixo dos moinhos, de regresso a Azeitão.






Chegados perto do cruzamento para o "Caí-de-costas", resolvemos ir pela Fonte de Sol, e atacar a difícil e demorada subida do "ziguezague", que a está hora do dia perto das 12.30, e virada para o Astro-rei, se apresentou ainda mais ingrata, especialmente para mim, após 3 semanas parado, acusei o desgaste e só lá cheguei a cima com muita boa vontade, depois continuamos pela serra de São Francisco pelo "sobe-e-desce", chegando à capela das Necessidades, devido ao já adiantado da hora e à partida de alguns CicloBeatos, não regressamos ao local de partida, e viramos em Vila Fresca de Azeitão, regressando os restantes a casa, com cerca de 50 Km nas pernas e com a generosa altimetria de 987 mt (fonte GARMIN Oregon GPS).

Para a semana estava prevista no nosso calendário, uma deslocação à serra do Sicó, mais concretamente a Vermoil, o que não irá acontecer, eu proponho uma ida a Santiago de Cacém para voltarmos a fazer a volta que eu e o Mário realizamos em Março, gostaria que caso estejam interessados, me contactassem para combinarmos pormenores.


2 comentários:

  1. Bem, esta semana voltámos a coincidir em alguns trilhos e só não nos encontrámos porque passámos por esses locais em horas completamente distintas (Zigue-Zag; Alcube; Serra do Louro; Ribeira da Ajuda, etc)

    A "Toca da Lagartixa" já o ano passado estava nesse estado e para além das silvas, o lixo depositado ao pé do estradão também não ajuda nada. E de certeza que não vai para melhor... o que é mesmo uma pena porque o trilho é realmente muito engraçado.

    Nota final para a tristeza das imagens da serra queimada, nós ontem também encontrámos os bombeiros que tinham estado a apagar vários focos de incêndio na zona da Comenda (nas bermas da estrada de alcatrão do Parque das Merendas até à N10).

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    E vamos-nos encontrar muitas mais vezes de certeza, a Arrábida já é pequena para nós :-)

    De momento vamos começar a dar prioridade a projectos fora desta zona.

    De momento a "Toca da Lagartixa" apenas está cheia de silvas o lixo felizmente já foi removido... ou se por acaso não foi... já está tapado pela vegetação ;-)

    Quanto aos vários incendios no parque... Nem vale a pena alimentar mais esse tema... Quanto menos se falar no assunto menos as mentes criminosas pensam nisso.

    Abraço

    ResponderEliminar