domingo, 16 de outubro de 2011

O NOSSO DESTINO SEGUNDO O RENATO


Este Domingo foi a vez do Renato escolher o destino do nosso passeio, tudo começou durante a semana com o desenhar da volta no Google earth, em que o Renato animadamente ia marcando pontinhos no mapa sem ligar muita importância à altimetria, que o seu percurso escolhido, já possuía, posso dizer-vos que o início, o meio e o fim da volta seriam subir, subir e ainda subir mais... Tive até de o lembrar que ele, vinha de uma lesão no joelho e era melhor poupar-se um pouco, o que o levou a alterar um pouco o destino da volta, e suavizando bastante o final da mesma.
Parece que eu estava a adivinhar que esta semana, voltaríamos a contar com a companhia do nosso amigo Tiago Antunes, que já há algum tempo não nos dava o prazer da sua companhia, e que se encontra com as pernas um pouco enferrujadas... De facto ao suavizar a volta, involuntariamente estava a poupar uma grande "tareia" ao nosso amigo Tiago, pois de outro modo o Renato tinha-nos feito subir em espiral a algumas das árvores mais altas do percurso.


Pois bem meus amigos, esta semana, para além da presença do Tiago, contamos também com o Pedro Maricato, os outros quatro ciclistas do dia, foram o Hipólito, o Fernando Oliveira, o Mário e o protagonista da idealizada volta do "sobe-sobe", o nosso amigo Renato.
Para começar fomos directos à Quinta da Califórnia, onde tomamos o rumo do Fim-do-Mundo, Quinta da Urze, e entrada na estrada dos Picheleiros, para nos desviarmos, para a já nossa velha conhecida subida da Louriceira, que nos leva até à estrada da Rasca, aqui e em frente do Café, pela primeira vez subimos por um aceiro, em que normalmente fazemos no sentido descendente, e que nos levou até à zona do Forte de Milregos, onde experimentamos um novo atalho para o parque da Comenda.
Seguidamente fomos e sempre a subir, por asfalto pela estrada 1056 (a das Oliveirinhas) até à N10, onde a atravessamos para continuar a subir mais um pouco até à Capela de São Luís da Serra, onde mais uma vez tiramos a foto da praxe (pena ter ficado mal), depois dirigimo-nos pelo atalho até à estrada do Rego de Água, onde entramos nas serras de Alcube, e pelo novo aceiro, perto do Casal do Carapuço, fomos ter à estrada paralela à Ribeira de Alcube, e a subir continuamos, até as Oliveirinhas na estrada do Vale de Barris.
Daqui seguimos novamente no sentido ascendente pela Portela, e voltamos para a Fonte do Sol, onde regressamos ao magnifico "singletrack" do Cabeço das Torres, que nos conduz até as Cabanas e à N379, de salientar que este "singletrack" está cada vez melhor, apenas têm uma interrupção causada por uma enorme arvore caída e que está mesmo a necessitar que alguém lá vá com uma motosserra e a corte, para nos proporcionar uma descida em alta velocidade e cheia de adrenalina, passando pelo Casal abandonado e acabando junto à nacional.
A partir deste local foi uma volta "relax", privilegiando a rotação das pernas, onde rolamos durante uns 15 km, desde as Cabanas, com passagem pelo Troviscal, Várzea e Rossas das Cabanas, Fundo da Vala, atravessamos as Boiças e a estrada privada do Sr. Xavier de Lima, depois fomos pela zona de Rio de Lagos e com muita areia chegamos ao Vale Florete, depois cruzamos a N10, continuamos pelo Pinhal de Negreiros e entramos nos Brejos de Azeitão, rolamos pela zona de Casal de Bolinhos e passamos junto à quinta do Picão, e após atravessarmos a N379, fomos por Oleiros onde entramos na Rua José Augusto Coelho, para terminar a volta do Renato junto ao local de partida.


Esta semana fizemos cerca de 40 km, com 793 metros de altimetria, para a semana é a vez do Flávio escolher o passeio domingueiro, portanto conto convosco no local do costume, à hora do costume, para mais uma manhã muito bem passada junto destes companheiros do pedal.
Mais uma passagem pela Califórnia
Descida do Fim-do-Mundo, mostrando o seu lado místico, envolta em nevoeiro
Subida da Louriceira perto do Casal da Amorena

O Pedro e o Hipólito

Ó Mário! Prefiro as poses artisticas a este beiçinho, bem descaido...

O "Torturador" do dia...

O Regresso do nosso amigo Tiago

 
No Forte de Milregos a caminho da Comenda
Ená... Ená! Já apareço nas fotos e ainda por cima a descer...
Milagrosa fonte da Comenda
Ribeira da Comenda
 
Ruinas da Quinta da Moura

São Luís da Serra



A Capela num angulo pouco visto nas fotos

O nevoeiro continuava a cobrir a Arrábida

De Alcube para a Portela


Oliveirinhas

Lá em cima o Fio Dental com artistas em acção

Ao fundo subida da Portela


Vale de Alcube visto da Portela

Inicio do Caí-de-Costas, para quem o sobe...

Inicio do singletrack no Cabeço das Torres



Tinhas razão Pedro!... Das fotos todas que tirei, só ficou mesmo a tua melhor parte...

Passagem pelo Vale Florete


2 comentários:

  1. Eu já tentei convencer o Rodrigo, que é quem mora mais perto de Cabanas, ir lá com uma zagaia, e todos os dias quando vem do trabalho cortar um bocado do tronco, mas não sei porquê ele não foi na conversa e prefere continuar saltar o obstáculo, lolol

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    É caso para dizer... Dá-lhe Rodrigo!!!
    Estamos contigo!!! Mas só em pensamento... positivo :-)

    Abraço Carlos

    ResponderEliminar