terça-feira, 27 de novembro de 2012

FIM DO MUNDO 2012


O fenômeno 2012 compreende um conjunto de crenças escatológicas segundo as quais eventos cataclísmicos ou transformadores acontecerão em 21 de dezembro de 2012. Esta data é considerada como o último dia de um ciclo 5.125 anos do calendário de contagem longa mesoamericano. Vários alinhamentos astronômicos e fórmulas matemáticas têm sido colocadas como pertencentes a essa data, apesar de nenhuma delas ter sido aceite por estudiosos importantes.

A interpretação de que essa data marca o início da Nova Era diz que a Terra e seus habitantes podem sofrer uma transformação espiritual ou física positiva, e que 2012 seria o começo de um novo tempo. Outros sugerem que 2012 marca o fim do mundo ou uma catástrofe similar. Cenários sugeridos para o fim do mundo incluem a chegada do próximo ano solar máximo ou a colisão da Terra com um objeto como um buraco negro, um asteroide próximo ou um planeta chamado "Nibiru" Estudiosos de várias áreas têm rejeitado a ideia de eventos cataclísmicos em 2012. Profissionais especializados na cultura maia dizem que as previsões de morte iminente não são encontradas em nenhum dos clássicos dessa civilização e a ideia de que o calendário de contagem longa "termina" em 2012 deturpa a cultura e história maia. Astrônomos e outros cientistas rejeitaram as teorias como sendo pseudociência, afirmando que elas são conflitantes com simples observações astronômicas, e que "existem preocupações mais importantes para a ciência, tais como o aquecimento global e a perda de diversidade biológica". A NASA tem comparado os medos em relação ao ano de 2012 com o fenômeno "Bug do milênio" no final da década de 1990, sugerindo que uma adequada análise dos fatos pode impedir temores de um desastre.


Ora bem!... Se por acaso sobreviveste, transformaste-te, iniciaste uma nova era, ou o que quer, que irá acontecer no dia 21 de Dezembro de 2012, tens de aproveitar e ir até ao fim do mundo com os CicloBeatos no dia 23 de Dezembro, domingo, dia do nosso passeio, de final de ano. Está previsto um passeio do fim do mundo, com passagem pelo "Fim do Mundo" (local entre o Alto Cuco e a Quinta da Califórnia), e ida ao que muitos apelidavam e fazem de fim do mundo, o Cabo Espichel, em todo o caso este passeio, também poderá ser do fim do mundo para ti, já que são 100 km, com 1845 metros de acumulado em subidas. Mas certamente, e se o tempo ajudar como nós esperamos, será a oportunidade de testemunhares as mais belas paisagens da região (Parque Natural da Arrábida) e poder captálas, para a posteridade em imagens de "outro do mundo".
A saída será pelas 7.00 (15 minutos de tolerância), de Vila Nogueira de Azeitão, Praça da República, junto à Casa das Tortas (38°31'8.34"N   9° 0'49.99"W).
O percurso é de dificuldade elevada, aconselhado apenas, e para "betétistas" experientes, o ritmo será moderado (ritmo de passeio) para calculo, deixo como exemplo: à média de 10 km/hora, serão 10 horas de percurso, existirá, direito também a algumas sessões (as estritamente necessárias) fotográficas, haverá a possibilidade de abastecimentos (o que levará a orçamento, sempre inferior a 10 Aeurios), em locais estratégicos e a definir, no máximo de 3 paragens.

Os interessados deverão contactar, para ciclobeatos@gmail.com até dia 16 de Dezembro, marcando a sua vaga, considerando que, existem limites de participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário