segunda-feira, 19 de julho de 2010

SINTRA

Este Domingo o nosso destino foi a Serra de Sintra, destino que começa a ser habitual para os CicloBeatos, pelo menos uma vez por ano, desta vez contamos com 4 CicloBeatos, o Fernando, o Hipólito, o Mário e o Renato.


Saímos de Vila Fresca de Azeitão pelas 6.00, e encontramo-nos com o Hipólito já na outra margem do Tejo por volta das 6.30, depois foi sempre a acelerar (de automóvel) até à Serra de Sintra, e ao nosso ponto de arranque na Barragem da Mula (perto da Lagoa Azul), de salientar o facto de que saímos de Azeitão de baixo de um sol esplendoroso e ao chegarmos a Sintra nem sequer víamos a Serra.






Eram 7.10 quando arrancamos da Barragem da Mula, logo a subir e bem, durante alguns quilómetros até ao cruzamento da estrada que liga o Convento dos Capuchos ao Castelo dos Mouros e ao Alto do Monge, depois desta longa e inclinada subida começou a diversão com a entrada nos vários singletracks rápidos que compõem esta zona, foi só curtir!!!
Pena o tempo lá por cima estar mesmo muito mau (digno de Inverno), vento, frio e alguns (muitos salpicos), quem diria em pleno verão (em Azeitão por esta altura deviam estar perto de 30º).



Depois da diversão dos maravilhosos singletracks (alguns completamente fechados e protegidos pela vegetação), passamos novamente pelo cruzamento dos Capuchos e fizemos-nos ao Alto do Monge (500 mt de altitude), numa subida bem longa e íngreme, em que só paramos a meio para tirar a foto da praxe no cruzeiro e para tentar-mos observar a magnifica vista que daí se alcança ... facto esse que se revelou infrutífero pois o céu continuava muito tapado e não se via quase o nariz ...








Começamos então a descer e a tomar-mos o rumo da vertente a oeste da serra, que dá para o oceano Atlântico e onde num dia normal se observa muito bem a Praia do Guincho e o Cabo da Roca ... hoje não foi o caso pois o tempo teimava em estar tapado ... brincado ao esconde ... esconde, até quando íamos tirar umas fotos ...





Descemos da Peninha atravessando a estrada do Cabo e entrando na Biscaia já com o sol por companheiro (isto só por volta das 9.15) pedalando, novamente em espectaculares singletracks (alguns cheios de calhau) que desta vez nos levaram junto à costa e até à Praia do Abano, depois fomos até um parque de merendas na Praia do Guincho onde aproveitamos para comer umas barritas e afins ...









A partir do parque de merendas começamos a subir de forma não muito acentuada mas sempre a subir num percurso de terra batida paralelo à N247, e foi sempre a subir que atravessamos a Estrada da Malveira da Serra para mais uns singletracks, de seguida passamos pela povoação do Zambujeiro, e novamente em estradão entramos na zona do Refilão que nos iria levar de volta ao ponto de partida isto por volta das 11.25 e com 33.2 km nas perninhas, mas com 837 mt de acumulado em subidas.






Este foi mais um Domingo bem passado na companhia dos CicloBeatos, com promessa de que se calhar ... ainda voltamos à Serra de Sintra em Setembro para explorar novos trilhos.


Deixo também aqui o aviso de que dia 1 de Agosto iremos fazer um percurso na cidade de Lisboa (ligação feita por comboio Fertagus e Cacilheiro) e com visita a alguns lugares históricos da nossa capital, o percurso será de dificuldade baixa (Ciclovia junto ao Tejo) pelo que será uma excelente oportunidade de pedalar com os CicloBeatos a baixa rotação.





2 comentários:

  1. Caros amigos...
    Dia 10 de Outubro irá concretizar-se o 3º Passeio Btt Clube de Lourel
    Gostaríamos de contar com a vossa presença.
    Gostaríamos também que pudessem divulgar esta iniciativa.
    Temos boa disposição e companheirsmo para oferecer...

    Consultem o site www.btt-memmartins-lourel.com

    Gratos

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo José Coelho.

    É com bastante pena nossa, que não podemos participar no vosso passeio, pois já temos planos para esse dia, de qualquer maneira, fica aqui expresso o nosso muito obrigado pelo convite e com a promessa, de que para a proxima, vamos tentar comparecer.

    Contém connosco para a divulgação do vosso passeio, vamos começar por incluir o vosso grupo na lista de sites recomendados, possivelmente iremos fazer também uma publicidade com algum cartaz ou chamada de atenção do género, aqui no nosso blogue.

    De qualquer maneira sempre que venham para os lados da Arrábida contém com a nossa companhia se assim o desejarem.
    Custuma-mos sair de Vila Nogueira de Azeitão,junto à casa das tortas, na Praça da Republica (38º 31'08 N - 9º 00'50 O), aos Domingos pelas 8.00 (em Julho, Agosto e Setembro é às 7.00).

    Abraço e boas pedaladas.

    ResponderEliminar