domingo, 22 de agosto de 2010

VOLTA DE FÉRIAS (CAPELINHAS)


Hoje eu e o Mário, saímos de Vila Nogueira de Azeitão perto da Igreja de São Lourenço, passamos depois, por Vila Fresca de Azeitão e a sua Igreja de São Simão, e estava dado o mote para a volta de hoje a volta das Capelinhas, seguidamente rumamos ao Cuco para descermos novamente ao encontro da capela das Necessidades, e sempre a descer, fomos até bem perto da Escudeira e da sua ...adivinhem!


Ora pois está claro a capela da Escudeira, contorna-mos a serra de São Luís pela vertente Norte, e depois fomos à capela de São Luís da Serra, onde paramos um pouco para fotografar e refrescar as gargantas.





Depois para nosso espanto, um do mais bonitos singletracks da nossa região, e que ligava a capela de São Luís às Pedreiras, foi transformado em estradão, devido ao calor e à grande quantidade de fogos que este ano assolou o nosso país (certamente foi esta a causa), as autoridades competentes resolveram fazer um enorme asseiro neste troço, o que sem dúvida tirou a beleza do local, mas tornou este sitio muito mais seguro e com melhor acessibilidade aos meios de combate a incêndios (este percebe-se... as vezes para subirmos três degraus, temos de voltar um a trás).

Com esta novidade ficamos um pouco baralhados e resolvemos deixar de ir a Setúbal e à ermida de Brancanes (era o que estava programado), seguimos pela estrada romana que liga o Grelhal ao Viso, depois moinhos de São Filipe e descemos para a Comenda, onde paramos para meter água e barritas.

Depois fomos pelo trilho do helicoptero (de baixo) e chegamos à estrada da Rasca, passamos para a estrada dos Picheleiros rumo ao parque de campismo, de seguida o Alambre, mas já a deitar-mos o olho a um dos nossos futuros destinos (o trilho da falésia).





Quando chegamos à Aldeia de Irmãos, lembramos-nos, que esta era a volta das capelinhas, e claro, tivemos de nos ir confessar, e para isso tiramos a foto da praxe na ermida de São Sebastião, depois regressamos ao local de arranque, e avistamos outro magnifico local de culto... a Bacalhôa Vinhos e a sua bela Quinta da Bassaqueira, que por esta data, se encontra com um visual deslumbrante. 




Com isto tudo apenas fizemos cerca de 38 km, com 750 metros de acumulado em subidas, para a semana que vêm, será a volta que estava programada para hoje, a ida a Monsanto, num circuito com 34 km e com 940 metros de acumulado em subidas, está prevista a saída pelas 6.00 do sítio do costume.




2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Passei por aqui e gostei da vossa página, Sõ pessoal dinamico e unido. Têm ai boas paisagens e bons trilhos, serei vosso visitante assiduo.
    Um abraço: Carlos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Carlos!

    Agradeçe-mos os elogios feitos à nossa página e ao nosso grupo, mas, também podes ser um CicloBeato, é só apareceres por aqui, quando quiseres, estás desde já convidado a pedalar comnosco pelos trilhos da nossa região... e não só.
    Abraço.

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar