domingo, 9 de janeiro de 2011

LAGOA DE ALBUFEIRA


Hoje, e devido ao mau tempo que se têm feito sentir na nossa região, com bastante chuva, resolvemos andar por locais com pouca lama... mas muita água... como mais a frente se irão aperceber...


Também contamos com a presença de um novo elemento no grupo, o Tiago, que certamente será para continuar... assim o esperamos (bem vindo ao grupo, Tiago!), promete-mos que não voltas a molhar os pés tão cedo! Este foi mesmo o teu baptismo com os CicloBeatos.


Também é de salientar que o São Pedro gosta mesmo dos CicloBeatos... mais uma vez não nos presenteou com chuva e protegeu-nos desta, até ao final da volta, apesar dos constantes ameaços...


Tomamos o caminho dos Canais e direitos aos arieiros, atravessamos a estrada N378, e lá fomos nós pelo espectacular trilho no sentido Norte, (só circulável no Inverno) que vai até junto da Lagoa pequena, mas não entramos na Lagoa seguimos pela estrada pelo Alto do Cabeço da Flauta (Super Bock Super Rock 2010), até ao outro trilho que vai no sentido das Aianas (o dos Cavalos) e onde fomos dar até à entrada principal da Lagoa de Albufeira, depois rodamos um pouco em alcatrão, e na pequena ciclovia aí existente, em direcção a Oeste, onde atingimos um pequeno promontório, de onde tiramos as fotos da praxe e nos abastecemos, e descansamos, para dar-mos inicio ao regresso pelas margens da Lagoa grande e da Lagoa pequena.

O sol apareceu, e um pescador nas Lagoas dos arieiros não se esqueceu de levar o chapéu de sol

Uma das muitas poças de água encontradas durante o percurso

Por ali era para a Aiana...

Mário a fazer peitaça na ciclovia da Lagoa

Os restantes CicloBeatos na mini via

Rotunda dos pregos... mas desta vez não tivemos furos

Lagoa de Albufeira ... sem vento nem Windsurfers



A caminho da Lagoa pequena


O Sr. Engenheiro das Cancelas... sempre a encontrar alternativas para o percurso... este homem é um OPEN DOORS

Nas intersecção entre a Lagoa grande e a Lagoa pequena começou a nossa aventura do dia, em que como verdadeiros teimosos que somos, resolvemos passar quase por dentro das água da Lagoa... quase!?... Acho que passamos mesmo por dentro da Lagoa (Milagre!!!)... caminha-mos por dentro de água até as margens da Lagoa pequena, numa demonstração presenciada por vários outros bettistas e motards (atónitos)... de que nada pára os CicloBeatos...e ainda os convidamos a seguirem-nos... o que não foi correspondido... Tenrinhos!!!

A ribeira vai cheia...

Mas mesmo com muita água por baixo deu para pedalar...

A ponte escorregadiça... uma verdadeira armadilha... parecia sebo

A transgresão do dia... uma das...

Mário que nem um patinho

Mas as vezes os patinhos... quase fazem DUCK DIVES...

Nas margens da Lagoa pequena


Depois... obtivemos a decepção do dia pois estávamos a pensar ir até junto do posto de observação de aves na margem norte da Lagoa, atravessando as Lagoas num local que estivemos no mês de Novembro, e que desta feita foi impossível, pois a Lagoa encontra-se fechada e o seu caudal aumentou bastante, tapando completamente o acesso feito por uma pequena estrada, a este maravilhoso local, o Mário ainda tentou verificar se era possível passar, mas já tinha quase água pela cintura quando resolveu voltar e ainda nem sequer estava a meio do caminho, portanto, meus amigos visitas a este local só quando voltarem a abrir a Lagoa (na sexta-feira Santa).

O Mário a verificar se dava para passar... o homem foi com água quase até à cintura

Parar não paramos... mas tivemos de dar a volta

A opção foram cerca de 2 km em estrada

Estradão da Apostiça

Singletrack Apostiça/Quinta do Peru

Regresso a casa pela N10

Ainda fizemos cerca de 45km, nem chegamos aos 300mt de altimetria e andamos a baixo do nível do Mar, os picos no final foram falha na recepção do satélite... não andamos a subir às árvores.

Para a semana haverá muito mais, pois nada pára os CicloBeatos!
 Certamente iremos para as falésias do Cabo Espichel, percurso em que nos deslocaremos até ao local em automóvel e depois faremos um circuito com cerca de 35km na zona (entre a praia do Ribeiro de Cavalo/Pinheirinhos/Azoia/Santuário da Pedra Mua/Foz/Bicas/Aldeia do Meco).

4 comentários:

  1. Bem... estou a ver que da próxima vez que for à Lagoa de Albufeira tenho de levar uma canoa!

    ResponderEliminar
  2. Bem pessoal adorei ter dado esta volta com os Ciclobeatos, deu para ver que estou com um andamento abaixo do vosso mas que se continuar certamente vou ficar em forma para vos acompanhar.

    :) Este fds não vos vou poder acompanhar mas para a semana certamente estarei ai..

    Abraço,
    Tiago

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o mergulho...ai o passeio de Domingo!!!
    Muito bom também a imagem do São Pedro, que salvo melhor opinião deveria ser o nosso padroeiro.....
    Tiago já sabes que enquanto fizeres comentários destes podes andar com os CicloBeatos :P
    Mário Jesus

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos.

    Carlos com o comentário que fiz em relação "à Lagoa cheia", já estava a pensar em vocês... pois também são frequentadores deste local.

    Quanto à canoa é sem dúvida o melhor meio de transporte no local, pelo menos até 22 de Abril (sexta feira santa).

    Aida bem que gostas-te da nossa companhia Tiago, nós também gostamos de pedalar contigo, e não te preocupes com a forma (lembra-te que a dedicação dá os seus frutos), contamos contigo para a semana.

    Ó Mário nos somos CicloBeatos mas não somos necessáriamente cristãos, calhou ser o São Pedro ... poderia ser uma divindade hindu ou uma budista, assim como muçulmana ou judaica, e lembra-te que o nosso grupo é... por todos e para todos... qualquer que seja o credo, cor, clube, facção politica, ou o que quer que seja.

    Tens razão sobre o Tiago... com comentários destes, tá aqui tá a "ganhar" a camisola.

    Abraço amigos

    ResponderEliminar