segunda-feira, 9 de maio de 2011

POSTO DE VIGIA E ANTENAS


Eu continuo "de molho" incapacitado... Mas já estou muito melhor... Por acaso ontem, até já fiz um percurso a pé com cerca de 30km nas falésias do Cabo Espichel, na companhia do CicloBeato de apoio, José António Pombo.  



Entretanto os relatos das nossas voltas estão a ser escritos pelo CicloBeato, Mário Jesus, tal como foi a semana passada, logo que eu esteja recuperado e de regresso à bicicleta voltarão a ser relatados por mim, mas entretanto sigam os belos relatos feitos pelo Mário... Com o pouquinho de sorte o rapaz é capaz de manter o lugar na redacção... Com outras funções é claro.

Posto de vigia florestal da serra de São Luís

"Hoje o destino dos CicloBeatos foi o Posto de vigia florestal de São Luís da Serra, já que alguns de nós, eu incluído nunca tínhamos subido aquele ponto.

Pelas 8 da manhã estavam no ponto habitual o Hipólito, o Tiago e eu, 3 CicloBeatos empenhados em manter a forma física e consequente preparação para a Grande aventura que se aproxima, a Via Algarviana.

Porque desconhecia parte do percurso, do portão até á torre, optámos por tomar o caminho mais recto até lá, seguindo pela EN 10 direitos ao Alto das Necessidades, Estrada dos Barris no sentido de Palmela e consequente viragem à direita pela estrada das Oliveirinhas a descer até ao vale de Alcube.

O objectivo do dia ensombrado por nuvens

A estrada das oliveirinhas

O Hipólito na sua montada original

Tiago a posar para a foto no fim da súbida

Para tirar algumas das fotos, fiquei para trás e indiquei que a seguir á ponte deveriam voltar à esquerda, primeiro percalço do dia, já que tivemos de procurar uns pelos outros, rede de "telélé" no vale, é zero!!!!

Ainda assim reagrupámos e seguimos pela esquerda, sempre a subir direitos ao caminho que finaliza no tanque, junto ao cruzamento de várias estradas.

Aqui voltámos á esquerda e alguns metros depois nova viragem á direita para subir e de que maneira até uma das pedreiras desactivadas da Serra de São Luís. Este foi o segundo percalço do dia porque chegados a essa pedreira não conseguimos encontrar o caminho para a outra pedreira e não nos restou alternativa, descer o que nos custou a subir!!!

Esta subimos de queixo no guiador

De volta ao caminho e agora sim no trilho certo, não sem antes passar pela lama a sério num single-track onde também passam muitas ovelhas e assim o fatinho de gala do Hipólito ficou mais a condizer com um praticante de btt.

Subimos á pedreira correcta, e pouco depois no portão que dá acesso ao caminho da torre de vigia. Aqui passámos por um sítio alternativo, e sempre a subir até á torre e respectivo marco geodésico.

Olha também apareço... (era de admirar ó emplastro*)

A subida foi feita com a chuva a cair em ritmo moderado e com o Hipólito a lembrar que da outra vez que ali tinha passado o caminho estava bem pior, já que agora está tipo estradão, fruto dos melhoramentos feitos pelo Exército Português e seus militares.

A vista é de tirar a respiração para qualquer lado que se olhe, com a cidade de Setúbal, a península de Tróia, a Serra da Arrábida, a vila de Palmela e seu castelo, Lisboa, enfim compensa o esforço de chegar lá a cima.





Lá ao funde Trrróia e a Caldêrrra...

Já começa a ser uma fixação....marcos geodésicos


Após a pausa para sessão fotográfica, comeu-se as barritas do costume e "ala" pela estrada fora desta vez a descer até ao portão novamente, já que decidimos não entrar em terreno desconhecido sem o GPS (e o Nando*).

No entanto ficou combinado que da próxima se iria tentar descer até á Capela de São Luís por outro caminho, sem voltarmos para trás pelo mesmo caminho.

A descer todos os santos ajudam e até à EN 10, passando pela Capela, e no seu estradão, que também foi arranjado, foi um instante.

Rumo á Comenda pela estrada das Oliveiras e a comentar que aquela parte da serra deveria ter muita lama, decidimos subir às antenas da Serra da Arrábida. Foi uma subida agradável, com muitos companheiros do pedal principalmente em bicicletas de estrada a optarem por este percurso sempre agradável.

Oportunidade para o Tiago continuar a sua recuperação após a lesão contraída alguns tempos atrás, e para eu e o Hipólito mantermos a nossa forma, e tirarmos algumas fotos também…




Para satisfação maior do Tiago, chegámos ao topo da Serra e a partir daí já sabem como é, sempre no pedal porque se faz tarde e o almoço chama por nós. Não somos os únicos que escolhemos a Serra para passar bons tempos de lazer, também vimos por lá o pessoal do parapente.


Descida do Convento da Arrábida, que na semana passada tinha sido subida, passagem pelos Casais da Serra e sempre a rolar no alcatrão até Vila Nogueira onde o Hipólito tinha o carro.


Sim porque temos CicloBeatos que aparecem no ponto de encontro com a bicicleta dentro do carro, crise qual crise???

Aparte das brincadeiras fizemos 50,7 km em 4 horas e 15 minutos com um acumulado de subidas de 1504 metros. Mais uma vez por causa do tempo nebulado, falhou o sinal GPS (Não é um GARMIN Oregon*) e assim tenho dois percursos.





Findo este treino, o nosso pensamento já está no Algarve e nas suas serras que esperam por nós…"

*Nota do Editor (Fernando Oliveira)

Para a semana voltaremos a contar com o relato do Mário e com a força de vontade dos que pretendem pedalar na Via Algarviana.

Entretanto e num conselho aos outros CicloBeatos que não têm treinado e que se têm desleixado na sua preparação... Não sei se já repararam, mas já faltam apenas 30 dias para a nossa aventura... Apenas vós posso dizer que pagaram um bilhete de carrinha um pouco caro... E para que ponham os olhos, numa situação infelizmente real... Eu com o braço ao peito tento manter a minha forma com caminhadas duras, na esperança de pedalar nem que seja uma etapa na Via Algarviana... E vocês, graças a Deus (e digo ainda bem! Sem nada)... Vão deitar fora a oportunidade de viverem e compartilharem com os vossos amigos, a aventura das vossas vidas... Enfim! Dá Deus nozes a quem não têm dentes.


6 comentários:

  1. Boas,

    Em primeiro lugar tenho de dar os parabéns ao Fernando por não se deixar derrotar pelo úmero partido e continuar a treinar para tentar manter a forma fisica! "Keep up the good work!"

    Relativamente à vossa volta deste domingo posso-vos dizer que há +/- 4 anos fiz uma caminhada organizada pela Câmara de Palmela e descemos desde o Posto de Vigia até à Capela de São Luís. Pelo que me recordo, na altura pareceu-me que seria muito complicado descer por ali de bicicleta, mas como já foi à tanto tempo não posso garantir que seja impossível de fazer.

    Para terminar tenho de dizer que o Mário está a fazer por merecer um lugar privilegiado na hierarquia da Redacção dos Ciclobeatos. Os relatos estão óptimos!

    PS: Eles devem estar habituados, mas tendo em conta que o portão estava fechado a cadeado, a malta do Posto de vigia não vos disse nada por vocês terem subido até lá a cima?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    Obrigado pela força... Nesta minha algo dura caminhada para a recuperação total.

    Quanto ao trilho, Posto de vigia/Capela de São Luís, pelo que vi a última vez que estive lá, pelo menos o inicio pareceu-me complicado para passar com bicicletas, pois encontrava-se muito tapado pela vegetação... Nesse dia até comentamos como seria a descida por ali... Pode, é o caminho alargar mais à frente... O que não acredito muito, e também me pareceu ser muito a pique... Mas nada que eu, quando estiver bom não vá tentar fazer. :-)

    Não dês muitos elogios ao Mário, senão o rapaz estraga-se... Mas de facto está a fazer um bom trabalho. "Seguindo as pisadas cá do mestre :-)"

    Ao que parece não estava ninguém lá em cima no posto de vigia... Efeitos da crise!?

    Abraço... (Por enquanto só com o braço esquerdo)

    ResponderEliminar
  3. Senhores Editores
    Nando e Carlos
    Cumprimentos e saravá
    De facto não encontrámos ninguém no posto de vigia, estava fechado.
    O Hipólito até mencionou que tinham uns cães quando lá foram da outra vez.
    Também espreitámos o caminho e de facto o ínicio quase que nem existe, mas ao passar cá por baixo antes de chegar á capela temos um estradão que vêm lá de cima......perto de onde colocaram os calhaus para impedir a passagem.
    Obrigado pelos elogios que vindos de dois escribas como vocês são os melhores, sempre que necessário cá estarei para relatar as nossas aventuras.
    Abraço aos dois e "get well soon Mr. Nando"

    ResponderEliminar
  4. Quando eu estive no posto de vigia, quem lá estava era um casal, eles moravam ali e cada um fazia o seu turno (e realmente havia por lá uns cães). Se calhar agora com a crise só para lá vai alguém quando começar o tempo mais quente e os incêndios começarem a deflagrar...

    Relativamente ao caminho é mesmo esse, há mesmo pedaços que são muito íngremes e sinceramente não me recordo do caminho melhorar muito até chegarmos perto da capela (qualquer dia vou lá a pé e em sentido contrário explorar aquilo melhor).

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Carlos e Mário

    Não sei onde por que "diabo" o Hipólito viu os cães... Nesse dia estive lá com ele, e não vi nem fotografei cão nenhum... E até dei uma volta completa ao posto... O rapaz deve estar baralhado.

    Quanto ao casal que o Carlos fala... Sei que de facto a vigilancia estava entregue a um casal que por lá habitava... Mas isso já foi há mais de 2 anos... Sei de fonte segura que eles abandonaram o local, e que ficou entregue à AFLOPS... Agora que se corta em todos os orçamentos, certamente é como tu dizes... Depois de ateado o fogo, chama-se os bombeiros... Se, se puder ou der tempo... Enfim estamos onde, estamos por algum motivo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Mário,

    Para não criar aqui um "Offtopic" respondi à tua pergunta no meu blogue.

    Abraço

    ResponderEliminar