domingo, 21 de agosto de 2011

ENCONTROS E... SERRA DE SÃO LUÍS


Hoje foi um daqueles dias em que a difícil saída da cama às 7.00 da manhã, para andar de bicicleta, foi largamente recompensada pela excelente volta com 4 CicloBeatos, 1 novo recruta (o José Carlos) e os nossos amigos, a Brigada do Rijos, após o cafézinho da praxe, Nuno podes vir que continuamos a beber café, seguimos para o destino do Posto de Vigia de São Luis da Serra, já que o Flávio não nos parava de chatear, com a ida a este local, lamentando-se que nunca lá tínhamos ido com ele.

Pelo alcatrão até São Gonçalo num ritmo que foi sendo acelerado para aquecermos rapidamente, já que a primeira subida (o Zigue-Zague) estava perto, e assim fizemos, virando à direita em frente à capela de São Gonçalo, quase no final da subida virámos à esquerda pelo trilho da fonte do sol (toca dos coelhos), trilho este que já de si é muito estreito e que se apresenta agora ainda mais difícil porque a vegetação está a fechar a passagem, chegados à encruzilhada ao fim do cai-de-costas, encontramos os nossos amigos da Brigada dos Rijos e quando estávamos nos cumprimentos, chega o José Carlos com alguns cromados riscados e uma dor no ombro fruto de uma aterragem forçada a descer, depois de nos inteirarmos da sua capacidade de regresso a Azeitão, a que ele acedeu prontamente, continuamos pelo fio-dental, a partir deste local, rolámos com mais dois amigos, um de Setúbal e outro espanhol, dos quais, não me recordo os nomes, mais 4 CicloBeatos e 4 Rijos, chegados à estrada dos barris, fomos pelo caminho da estrada das oliveiras até ao vale de alcube.


Depois de mais uma subidinha daquelas em "red line" pelas serras de Alcube, chegámos ao tanque da quinta do Rego de Água, e lá fomos nós para o caminho que vai dar às pedreiras desactivadas da Serra de São Luis, após pequena paragem para avaliar as forças de cada um, principalmente dos dois "recrutas", arrancámos rumo ao destino do dia, desta feita com a vida mais facilitada já que o portão, desta vez estava aberto, a subida foi longa e com alguma dificuldade, mas com uma vista que apaga qualquer dor muscular ou cansaço, ao chegar ao posto de vigia já estávamos prontos para a foto da praxe, quando começaram a sair de um trilho pedestre vários espanhóis que estavam a fazer um passeio pela Arrábida e vinham da capela de São Luis da Serra, logo, paramos mais tempo que devíamos, já que além de trazermos um espanhol no grupo, também o poliglota Flávio estabeleceu conversa com os "nuestros hermanos".



A partir do alto da serra de São Luís, foi sempre a descer até à EN.10, passagem pelo aceiro que vai até à capela onde desviamos pelo trilho que passa junto às colmeias, chegados à EN. 10 seguimos para o Grelhal e subimos pela “tartaruga” até á quinta do Viso Grande, e depois sempre a descer até à Comenda para atestar bidons de água, daqui, rumamos para o trilho denominado "helicóptero", onde até os menos experientes tiveram que puxar pelo cabedal para superar a subida final, passagem também pelo trilho maravilha e depois na estrada dos Picheleiros virámos à esquerda na direcção de Azeitão, os amigos de Setúbal seguiram à direita, continuamos pelo alcatrão direitos à subida do Facém (pela enésima vez), acabando a nossa volta de hoje.
Relatado pelo Mário Jesús e editado pelo Fernando Oliveira


Hoje voltei a fazer gazeta... Mas para a semana preparem-se pois não vão voltar a andar perdidos... Eu vou voltar e o GPS também, vou preparar um passeio para o pessoal desfrutar e desanuviar dos passeios pedestres e afins... Até para a semana!



8 comentários:

  1. Fernando,

    Olha que esta semana eles não andaram perdidos nem a fazer passeios pedestres com a bike às costas. Foi um percurso muito exigente (o GPSies indica 1155 m de acumulado) mas que foi superado por todos sem reclamações (nem tentativas de agressão ao autor do track, lolol) onde predominou a boa disposição e o espírito de aventura.

    Eu como há mais de trinta dias que não colocava o rabo num selim cheguei a casa mais cansado do que o habitual, mas é mesmo assim que eu gosto de chegar ;-)

    Mário,

    Já coloquei as fotos que me enviaste no nosso rescaldo. Obrigado!

    Até à próxima!

    ResponderEliminar
  2. Nando
    Domingo lá estarei como sempre ou quase.....

    Carlos
    Obrigado pelas fotos, porque como sabes poucas vezes ficamos na foto.

    Abraço para os dois
    Mário

    ResponderEliminar
  3. Mário,

    É bem verdade!! Os reporteres (e os "Armstrong´s que vão sempre à frente, lolol) quase só aparecem nas fotos de grupo! Desta vez aparecemos todos ;-)

    Por falar em aparecer, o Flávio é um dos protagonistas do pequeno filme que fiz esta semana e tu é o Hipolito ainda aparecem de relance mesmo no fim da gravação.

    Não se esqueçam de dar uma "espreitadela"

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá amigos

    Eu estava-me a referir aos outros dias.

    ;-)

    Carlos, desta vez tiveram a vossa companhia e isso ajudou a que não se perdessem .

    :-)))

    Há qualquer coisa de errado nestes comentários das fotografias e modelos fotográficos... Pois o fotógrafo que quase nunca aparece, sou eu (não busco protagonismo)... O Mário é que está em todas (pior que o "Emplastro")... E como se não basta-se até tira " Self Pictures" (eu é que não as publico), e quando isso acontece, fica indignado com a não publicação das mesmas.

    :-)

    Ainda por cima faz figura de “santo e vítima”, quando é o CicloBeato com mais fotos tiradas e publicadas… A partir de agora passa mesmo a ser censurado.

    :-))

    Abraço e até domingo

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que o Mário agora só vai aparecer nos meus rescaldos, lolol

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Olá companheiros do pedal
    Nando
    As férias estão a deixar-te stressado, com essa energia toda quem é que te agarra no Domingo. :P

    Também eu me referia às últimas voltas no que toca a fotos e modelos fotográficos, já que tirando o Nando sou o único que carrega máquina e telemóvel para registar as voltas.
    Já as "Self Pictures" não são para publicar, simplesmente quando carrego a pasta está tudo junto, aproveita para pôr junto ao açucareiro!!!!

    Carlos
    Parece que apareço 1 seg. no fim do teu filme, ah cum catano.....

    Abraço
    Mário Jesus

    ResponderEliminar
  7. é pá eu avisei que era de relance... O Flávio é que aparece em praticamente metade do filme.

    PS: Para a próxima prometo-te mais tempo! (não me parece que seja difícil, lolol)

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlos

    É Pá! Não faças isso senão o Mário começa a ser o tipo com mais fotos, também no vosso blogue... Olha que ele é muito pior que o verdadeiro "Emplastro" ...E tenho provas... :-)

    Olá Mário

    Sabes bem que energia é o que não me falta, mas quanto a musculos e forma, é que já estamos a falar de outra coisa (pelo menos de momento), no domingo não esperes uma volta muito dura pois não estou no momento ideal.

    Abraços e obrigado pela vossa participação nestes bons momentos de diversão "cybernética"

    ResponderEliminar