domingo, 11 de dezembro de 2011

CONTRA RELÓGIO DAS ANTENAS


Hoje apesar do tempo nada convidativo para andar de bicicleta, compareceram no local habitual o Hipólito Sequeira e eu, Mário Jesus. 

Ontem ainda me desdobrei em contactos para antecipar a saída já que tinha um compromisso para perto do meio-dia em Lisboa e não podia deixar de fazer o que tanto gosto, andar de bicicleta na companhia dos meus amigos. 

No entanto o mau tempo e os preparativos de alguns para a época natalícia reduziram o pelotão apenas a dois, poucos mas bons ... 

Assim hoje pelas 7 da manhã e depois de receber um "sms" de um desistente de última hora "ah e tal tá chuva e frio", saímos com um objectivo, as antenas da Arrábida. 

Como sabem a estrada preta com listas brancas não é o terreno de eleição dos CicloBeatos mas hoje com o condicionante tempo na sua vertente horária teve de ser. 

Tempo frio e chuvoso com vento à mistura, quem diria que o tempo ia melhorar e ficar um dia bem mais ameno! 

Saímos às 07:15 pela Rua José Augusto Coelho, seguimos até Aldeia de Irmãos onde no cruzamento do Lapidário voltámos à esquerda em direcção á Serra que nem se via devido às nuvens que a envolviam. 

Chegados aos Casais da Serra e consultado o relógio, várias vezes tivemos que fazer cálculos já que tinha de estar em casa no máximo às 09:30 horas, confirmámos a volta pensada inicialmente, subir às antenas da Arrábida. 

Na primeira subida do dia o Hipólito confirmou a quilo que temia, a constipação a tirar-lhe a força hercúlea que o rapaz tem, mas prosseguimos com tempo ainda assim para tirar algumas fotos com uma máquina que suspeito seja à prova de água…. 

Passamos o Convento que mal se via e depois de vencida a segunda dificuldade do dia, nova consulta ao relógio e apenas 10 minutos a mais do que previsto, é a mania das fotos!!!!! 

Entretanto aquilo que eu previ quando disse ao Hipólito dos contras da nossa volta, frio e vento no topo da serra, aconteceu de facto. Todo aquele segmento de estrada desde o fim da subida do Convento até às Antenas estava com pouca visibilidade, com vento e chuva. 

Depois de passadas as antenas parecia que tínhamos entrado noutra dimensão, sem chuva, com boa visibilidade e com prenúncio de um bom dia. 

Todo o tempo de Inverno tinha ficado na encosta Norte da Serra enquanto na encosta Sul estava um tempo de “outono”. Ainda assim a descer para a fábrica da Secil o frio era tal que depois de molhados na subida ficámos congelados na descida! 

Passagem pela Comenda deserta de pessoas e ciclistas e depois da 37ª consulta ao cronómetro seguimos pela estrada das oliveiras para a EN10 que liga Vila Nogueira de Azeitão a Setúbal. 

Aqui chegados, vimos os primeiros ciclistas do dia, voltámos à esquerda e antes da Aldeia Grande á direita pela Rua do Alto das Necessidades para a última dificuldade do dia, as conhecidas “Necessidades Velhas”. Após a subida de novo na EN 10 e daqui até casa onde cheguei 8 minutos depois do programado. Bom treino com três subidas com alguma dificuldade.





























 




Sem comentários:

Enviar um comentário