domingo, 4 de dezembro de 2011

SESIMBRA DOS SEIS (CINCO)


Hoje na impossibilidade da crónica ser escrita pelo editor Fernando Oliveira, sou eu Mário Jesus a contar as peripécias da nossa volta desta vez com destino a Sesimbra, local que não visitávamos desde a volta escolhida pelo Hipólito em 14 de Setembro.


Pelas 07:45h estava junto da casa do Tiago Antunes que esperava pelo Ruben, amigo que já nos acompanhou noutras voltas e hoje apareceu para pedalar pela Arrábida. 


No ponto de encontro habitual onde já estava o Renato e depois se juntou a nós o Hipólito e o Nando lá arrancamos com destino a Sesimbra pelas 08:30h.


Pela rua principal de Vila Nogueira, Rua Dr. José Augusto Coelho, lá fomos direitos a Oleiros onde voltámos á esquerda pela Rua da Escola direitos ao Alto do Vesugo pelo alcatrão já que esta subida agora está vestida de preto…O Renato aventa que qualquer dia a serra está alcatroada!


Chegados lá acima ainda derivámos um pouco mais á direita para ir ver as vistas e estudar o percurso, onde o Ruben ficou indignado, “então agora subi isto e voltámos atrás?!”

De regresso ao estradão descemos em direcção á estrada N379-1 em direcção aos Casais da Serra onde perto do Parque Ambiental o Nando voltou para casa devido a uma indisposição (alcohol nocturnus).*
*Nota de Editor.





 Com o pelotão reduzido a cinco BTTistas, percebem o título da crónica, rumámos à localidade das Pedreiras pela estrada de Calhariz, onde frente ao Palácio desta quinta voltámos á esquerda e depois na bifurcação á direita subindo em direcção às pedreiras da Sobrissul.
A meio da subida nova virada desta vez á direita para seguir o trilho que acaba junto á localidade das Pedreiras.







Daqui seguimos pelo estradão que vai terminar na estrada do Facho de Santana, onde seguimos para o Castelo de Sesimbra, não sem antes fazer um single-track que termina junto a uns prédios e em PéBT.
Antes da subida ao castelo a foto da praxe junto do D.Sancho I, e toca a subir, para entrar pela porta principal e sair pela porta das traseiras!

Até á vila de Sesimbra foi sempre a abrir, ou quase, pelo trilho do castelo, onde por vezes a cautela indica aos menos experientes a descida da montada para superar desníveis ou raízes.
Ainda assim temos quem contrarie esta precaução e mesmo a pé deixe a bicicleta na horizontal paralela ao chão…













Saímos junto ao aldeamento “Villas de Sesimbra” que já conheceu melhores dias e está ao que parece ao abandono e em grande velocidade passamos pela Praia do Ouro rumo á doca de Sesimbra. Claro que é da praxe a visita ao pequeno farol no pontão e depois deste desvio, lá fomos nós pela “maior “dificuldade do dia, a subida do Forte do Cavalo.

Devido ao adiantado da hora e a trazermos 2 ciclistas menos rodados, optámos por seguir em frente no último terço da subida, por um caminho já trilhado em Setembro passado, pela zona conhecida como Sentrão, passamos por o túnel da assenta e seguimos rumo ao Zambujal de baixo.
O membro mais velho do pelotão logo adiantou que o regresso a casa não devia ser por alcatrão e depois de consultar a frescura física dos restantes optámos por fazer o caminho até casa similar ao que tinha sido feito na volta de Setembro.














A partir daqui foi puxar pela carola e lembrar onde virar, porque o GPS/Nando não estavam ali para o tradicional vira aí, esquerda, pára, direita ou o desanimador estamos fora do trilho.
Ainda assim seguimos o caminho pelas Covas da Raposa, Almoinha, e Fonte de Sesimbra onde numa descida rápida uma vala ia fazendo estragos nos meus seguidores, já que eu era o GPS!
Chegados á localidade da Carrasqueira entrámos num estradão arenoso paralelo à EN.378 e qual não é o nosso espanto quando vemos 4 motociclistas a aquecer as suas motos.

Não era difícil perceber que iriam tomar o mesmo caminho, e depois de rogarmos algumas pragas a estes indivíduos lá fomos pedalando e rezando para que seguissem outro caminho. Claro que ao chegarmos ao cruzamento com a E.N 378 fomos ultrapassados e a sorte esteve connosco já que estes “artistas” ficaram a brincar junto da Lagoa Azul nos areeiros.

Passamos e seguimos pelo estradão que acaba na estrada da Quinta do Perú para a Maçã, voltando á direita nesta e posteriormente á esquerda para seguir rumo aos Canais. Aqui constatámos com grande tristeza o abate de todos os pinheiros que ladeavam a estrada e que a tornavam agradável de fazer.

Depois da subida dos Canais, “é a última subidita Ruben”, fomos pela Rua do Progresso até Oleiros onde voltámos á esquerda para atravessar a Vinha da Sardinha, passar pela nova urbanização de Azeitão, aproveitar a passagem aérea para peões sobre a variante e chegar a Brejos de Azeitão com 47,22 km feitos num total de 750 mt de acumulado de subidas.




Boa volta mais uma vez.

A todos que nos lêem aqui no blog Festas Felizes e apareçam!


Sem comentários:

Enviar um comentário