domingo, 4 de agosto de 2013

O TÚNEL DE ALVALADE


Primeiro Domingo de Agosto em 2013.
CicloBeatos em Lisboa, tal como já é de tradição, pelo quinto ano consecutivo, fomos até à capital de Portugal, para visitar algumas das imagens de marca da cidade, sempre a pedalar é claro... Pelo menos quase sempre!
Hoje apenas fizemos 37 km dos 40 km, previstos e com 353 metros de altimetria, pois a volta foi interrompida um pouco antes do final por motivos de força maior... Infelizmente para mim.


Este ano saímos todos da estação do Pragal, o Hipólito, o Fernando, o Mário, o Renato e o Pedro, começamos a nossa aventura pelas 7.00, pedalamos até à Trafaria de onde tomamos o cacilheiro rumo a Belém, mas não sem antes termos descido a radical descida desde as Costas de Cão até à Trafaria, no vídeo que se segue filmado pelo "Helmet Cam" com o Hipólito na realização, captamos o mais jovem CicloBeato de todos os tempos, o Pedro Jesus, filho do Mário, que não se fez rogado e desceu em alto ritmo o trilho.

Afinal não é só na Arrábida que "estupidamente" assinalam os trilhos com placas.



Chegamos à Trafaria, um pouco antes das 8.00, para a bonita viagem de cacilheiro, aproveitamos para tirar umas fotos e por a conversa em dia, e para constatarmos que estávamos todos bem bronzeados, como podem comprovar na foto de grupo em baixo.





"Bronzed Portugueses"

Um pouco depois da hora, lá saímos nós rumo a Lisboa, e como habitual as fotos da praxe a ambas as margens e ao interior da embarcação, de realçar a passagem sem paragem pelo Porto Brandão e a observação do Centro Champalimaud, inaugurado no dia 5 de Outubro de 2010.




Ao longe o Porto Brandão.

Centro Chapalimaud



Já com os pés bem assentes em terra, e a pedalar, rumamos ao monumento ao descobrimentos, o célebre Padrão, que também já faz parte da nossa tradição, com a passagem de alguns elementos de cariz mais afoito, por de baixo da sua "proa".



Padrão dos descobrimentos e habilidades...





Continuamos o nosso passeio em Belém, à espera da hora de abertura da casa dos pastéis, com passagens pela Torre de Belém, Monumento aos Combatentes do Ultramar,  Centro Cultural, Mosteiro dos Jerónimos, a seguir encaminhámos-nos então para o "mata bicho" tradicional, nos Pastéis de Belém.











Breve passagem pelo palácio de Belém, e regresso à estação fluvial, estava assim encerrada a nossa digressão em terras de Belém, iria começar a segunda fase do dia junto ao rio. Restaurantes das docas, doca da Rocha do Conde de Óbidos, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, onde também temos o hábito de registar uma foto para a posteridade, no cais das colunas, desta vez transformado em albergue por alguns transeuntes.
A seguir, a tradicional passagem por uma rua que ostenta o nosso, sinal "amigo", e que nos indica que estamos no caminho certo.
Subida para a Sé de Lisboa sem direito a foto de grupo, e sempre a pedalar fomos até ao miradouro da Graça, onde se encontra o busto de Sophia de Mello Breyner e Andresen.
Seguimos desde o largo da Graça pela rua do Costa do Castelo, e entrando a pedalar pelas já nossas conhecidas vielas da Mouraria, atingimos o largo do Martim Moniz, sempre a descer e a pedalar, até pelo meio dos restaurantes, como habitualmente.


Pensão das colunas... E não cais das colunas!


Marca registada do grupo...



Brasão no largo da Graça

Panorâmica do miradouro da Graça...



Renato e Sophia... "What a pair!"

Rua celebrizada num filme português de 1943

O que não podia mesmo falhar neste tradicional passeio é o degustar da preciosa e muito apreciada, Ginjinha, no Largo de São Domingos, e o posar junto à bandeira nacional no topo Norte, do Parque Eduardo VII, este acto, claro está, depois da já mítica, ascensão da avenida da Liberdade, onde a interacção com os transeuntes é uma constante.

A tradição ainda é o que era...






Este ano também fomos ao Campo Pequeno, local em que demonstramos a nossa clara "aficion" e onde nos lembramos e sentimos saudades de alguns companheiros de pedaladas, vá lá saber-se porquê!?
Também a estrear foi a passagem pelo jardim do Campo Grande, na minha freguesia de nascimento, depois a primeira surpresa do dia, a ida ao estádio do Sporting Clube de Portugal , o Alvalade XXI, onde o contorna-mos indo pelo lado nascente...

OLÉ!...

Pelo jardim do Campo Grande

No Alvalade XXI



Dizem que o Bruma (jogador do Sporting), anda desaparecido!?... Nós encontra-mos!

Belo reflexo...



Logo a seguir a esta foto... Queda! :-(

Eis que houve uma alteração de trajecto. Fomos por um túnel a sul do recinto desportivo, eu e o Hipólito enganamo-nos no percurso e tivemos de fazer inversão de marcha, deixei os outros irem para a frente e sem desmontar preparei-me para tirar mais uma foto ao estádio do meu clube, entretanto a bicicleta em andamento numa ligeira rampa, que passava por debaixo do túnel, entra com a roda da frente num buraco, e eu não a consigo controlar, caindo fortemente e desamparado sobre o meu lado esquerdo, cabeça incluída (por favor usem sempre capacete).
Posso vos adiantar que a dor, foi tão forte no cotovelo esquerdo que quase desmaiei, tal as dores que sentia nesse braço, ainda tive de ir duas vezes ao chão sentar-me, para controlar as dores.
Entretanto o braço começou a inchar, e apesar de ter refrescado com água de um aspersor de jardim, não consegui atenuar o inchaço nem as dores. Telefonei para alguém me vir buscar a Lisboa e assim foi, tendo como ponto de encontro Sete Rios em frente ao Jardim Zoológico, dirigi-me para este local na companhia dos meus amigos mas a pé, pois era-me impossível apoiar o braço na bicicleta, já que as dores eram bastantes e dolorosas.
Assim que cheguei ao local de encontro fui evacuado rapidamente e dei entrada nas urgências do hospital Garcia da Horta, onde me tiraram radiografias a quase todo o corpo (risos).
Resultado... Afinal desta vez não parti nada, apenas tenho uma enorme contusão no antebraço esquerdo, e para além de me terem receitado antiinflamatórios e antibióticos, aconselharam-me repouso absoluto com o braço.


Peço desculpa aos meus amigos benfiquistas Hipólito e Renato, mas a queda não foi propositada para não ir à segunda surpresa do dia, o estádio do Sport Lisboa e Benfica, o Estádio da Luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário