sábado, 28 de setembro de 2013

AO SÁBADO COM OS CTT


Este fim de semana, fomos pedalar, fora do nosso dia de conforto, o Mário organizou um passeio para os colegas de trabalho e nós fizemos questão de lhe dar uma ajuda, portanto este Sábado foi dia de CicloBeatos com os CTT.

A concentração ocorreu em São Gonçalo (Cabanas-Palmela), e o passeio iniciou-se por volta das 9.00, com os CicloBeatos, João, Hipólito, Fernando, Mário, Flávio, Renato e o nosso "aspirante" Pedro, no Pelotão. De inicio rumamos à serra de São Francisco com um arranque inicial, algo duro para a maioria dos participantes, onde se a já famosa subida do "zigue zague" (só metade), não fosse suficiente para fazer mossas no pelotão, certamente a ida pela "Toca do Coelho" no sentido ascendente, o fez, pois após a descida do "caí-de-costas", estava feita a primeira baixa no grupo.

Depois do "fio-dental" descemos pelas Oliveirinhas, e já em Terras de Alcube, atalhamos na direcção do casal do Carrascal, novamente muito na vertical, voltando a provocar danos, no grupo, desta vez técnicos, má colocação de mudanças, e consequente, rotura de corrente. Chegados ao alto, dirigi mo nos para a estrada do rego de água, na direcção da Capela , onde o grupo se dividiu, pois o Flávio (guia na cabeça do pelotão), "danadinho" para descer, foi de prego a fundo até à N10, não atalhando pelo trilho da capela, a meio da carismática descida.
Estava feito o desencontro do dia, com o grupo que se encontrava na capela a aguardar um bom bocado pelo outro grupo que teve o castigo de realizar a subida da Capela de São Luís na integra.

Após reunião de todo o grupo na capela, e da "matança do bicho", debaixo de uma insistente chuva miudinha, que nem ao Santo padroeiro do local deu tréguas, lá arrancamos na direcção da quinta da Pena, onde percorremos o curto mas engraçado trilho sobranceiro à propriedade.
Descemos para o Grelhal e mais uma avaria técnica, desta feita, a já normal avaria do nosso amigo João. que nos fez parar mais um pouco junto à estrada Romana do Viso.
Lá arrancamos, e pela Tartaruga, tomamos a direcção dos moinhos da Comua (São Filipe), onde na descida para a Comenda o grupo novamente se dividiu em dois, pois os trilhos de acesso a este local são imensos, e com muita gente e velocidade, o resultado só poderia ser a divisão, porém desta vez, todos os caminhos vão dar à Comenda e não houve desaparecidos.

Logo a seguir a uma pequena reunião entre os CicloBeatos (guias), resolvemos deixar a lama e as terras da Comenda e da sua ribeira, para outra oportunidade, e optamos atalhar pelo Forte de Milregos, até ao Vale da Rasca, e pelo asfalto da N10-4, atingimos a ponte da Rasca onde se registaram mais algumas baixas, de notar que até este local, e desde a Várzea da Comenda, o grupo já ia bem mais compacto e já se esperava um pouco mais, pelos colegas mais atrasados, talvez fruto do cansaço acumulado nos músculos após tanto sobe e desce na Arrábida e velocidade tão forte imprimida de inicio. Prova disso foi a subida do Herman, em que os que andaram sempre em último foram os primeiros a chegar ao topo, com o prémio da montanha (em asfalto) a ir para o amigo, a quem peço desculpa por não saber o nome, mas não me esqueço da "bike", a "Catalina", pois, no trilho da Pena, tive um ligeiro "affair" com a sua oleada corrente.

Pela Califórnia, seguimos para o moinho do Cuco, e inevitavelmente para o trilho da Palhavã, na Bacalhoa, com passagem pelo "escritório", e chegada ao Alto da Necessidades,onde terminaram as hostilidade, pois a partir daqui foi só asfalto, pelas Vendas, aldeia de Pinheiros, e pela N379, chegada ao local de partida, após 833 metros em acumulado de subidas em 31 km, com 1.39 horas (muito tempo), parados, com 3.02 horas, de movimento.
No geral foi um passeio engraçado, um pouco duro inicialmente (À la CicloBeato), para um passeio com muitas pessoas. A meu ver, deveria ter sido feito um inicio gradual, tipo aquecimento. Outro dos senãos foi a insistente chuva miudinha que nós visitou durante alguns momentos do percurso, mas na meteorologia, ninguém manda.
A camaradagem foi excelente, principalmente ao almoço, composto por uma deliciosa Massada de peixe, bem regada a tinto da região.

NOTA IMPORTANTE - O FLÁVIO SÓ BEBEU ÁGUA... Comeu que nem uma besta, mas só bebeu águinha. (foto comprovativa em baixo)
















Sem comentários:

Enviar um comentário