domingo, 20 de outubro de 2013

"C.A.R." NAS SERRAS DE AZEITÃO


Este domingo o passeio semanal, contou com a presença de cinco CicloBeatos, o Hipólito, o Fernando, o Mário, o Flávio e o Renato.

Desta vez resolvemos fazer um reconhecimento pela nossa zona de acolhimento e conforto, a região do PNA (Parque Natural da Arrábida), até aqui nada de novo... Pois já é bastante habitual andarmos por estas paragens... Porém o que hoje pretendo com esta crónica e em jeito de "desafio", é o seguinte... Proponho às autoridades competentes que se ocupem de um local, na nossa zona, que de momento e já à bastante tempo, se encontra abandonado e pronto para albergar vários tipos de actividades, principalmente de carácter suspeito... E claro está, não estou a referir-me exclusivamente, a movimentos de "Okupas" ou outro tipo de "Hippies" que por ali passam e pernoitam... Esses até são os que provavelmente menos prejudicam a reputação e conservação do local. Basta investigarem a história recente da área e sabem ao que me refiro. No entanto como não somos a autoridade mais competente para estes assuntos, delego em jeito de alerta, estes poderes a quem pode e deve intervir neste local.

E a minha ideia é a seguinte... Como sabem o BTT (Bicicleta Todo o Terreno) é cada vez mais uma modalidade desportiva em crescendo, com vários clubes na região, com largas centenas de praticantes a residir na área e várias centenas a deslocarem-se todos os fins de semana para cá, para poderem praticar a nossa modalidade de eleição.
O que proponho é que criem um Centro de Alto Rendimento no Parque Natural da Arrábida... Ou melhor que as autoridades competentes das freguesias de São Lourenço e São Simão, tenham a sensibilidade e visão e invistam, na nossa região. Por exemplo, tentem negociar junto aos proprietários de locais actualmente abandonados e em ruínas para os transformem em locais onde os interessados por esta modalidade, possam desenvolver, acções de acordo com as múltiplas opções que este desporto proporciona.

Ora nós CicloBeatos, a "puxar a brasa à nossa sardinha" e sabendo de antemão que o local é pródigo em vários trilhos de eleição para o nosso desporto, gostaríamos que esse CAR (Centro de alto rendimento), se localiza-se na Bacalhoa, nas ruínas do casario abandonado dos Moinhos da Serra de São Simão, agora ao que consta propriedade da Herdade da Apostiça.
Sem dúvida um local idílico, não só pela magnifica vista sobre a margem sul do Tejo, mas também, como já anteriormente referimos, pela abundância de bonitos trilhos neste local.

Depois de ter-mos deixado aqui a "deixa" para quem de direito, fazer o que têm de ser feito. Também oferecemos, a quem se interessar por este assunto, a nossa ajuda e dedicação na construção de um projecto para as gentes da nossa região.
Sabemos que não é assim tão fácil de realizar o que referimos, pois depende de muitos, e muito... Mas podemos sempre tentar. Afinal até sabemos que existe na instituição que gere as nossas freguesias, quem partilhe os mesmos interesses e atitudes, e que acima de todo amam a região e as gentes que a povoam.

Em relação à volta que o quinteto de hoje realizou, posso dizer-vos apenas, que fizemos 29 km, com 713 metros em acumulado de subidas em 2 horas e 45 minutos a pedalar. Parados tivemos muito pouco tempo... Demoramos muito mais tempo à espera do retardatário do dia, logo pela manhã.
O passeio do dia decorreu em excelente ritmo como puderam comprovar com os dados anteriores, como se estivesse-mos já instalados no nosso CAR.

















Sem comentários:

Enviar um comentário