domingo, 15 de dezembro de 2013

O DUETO DE ALCUBE


Desta vez saiu-nos o Vale de Alcube na rifa!... A volta de hoje foi feita praticamente, e na totalidade neste vale, sendo que tanto o acesso, como a retirada, foram feitos pelo asfalto, para sermos rápidos e objectivos, já que a orografia do local forçosamente nos iria obrigar a largas centenas de minutos passados nesta bela zona, e como sabem o tempo urge para o pessoal que vive mais perto da margem sul.

Para pedalar apenas os dois CicloBeatos do costume e de Almada, se apresentaram pelas 8.15 no sítio do costume, em outra manhã bem gelada bem digna da região, que tão bem nos tem acolhido ao longo destes anos de intensa actividade.

Realizamos hoje, 35,5 Km com 779 metros de acumulado em subidas, em quase 4 horas a pedalar por terras de Alcube.


Como ponto alto do dia e como, entre-aspas, à deslumbrante paisagem da zona em que decidimos privilegiar, no bonito e soalheiro dia de hoje, tivemos a adrenalina a subir, a mil, por motivos extra... Pois na zona da quinta do Carrascal, fomos atacados. Sim estão a ler bem! Fomos atacados por um cão que se encontrava fora do seu local habitual, a vedação da quinta, em que normalmente corre desalmadamente para nos demonstrar a sua soberania no local... Só que desta vez estava no nosso lado da realidade e não na inofensiva realidade habitual de canino.
Investiu contra nós e por pouco o Hipólito não foi mordido, sim desta vez escapei! Para nossa sorte calhou irmos a descer, o que como devem imaginar, até eu o fiz com alguma velocidade, largando o que não costumo largar... Os travões!

Ainda alertamos alguns ciclistas que passavam nas imediações, sendo que uns dos alertados inverteram marcha e acompanharam-nos na descida até à ribeira do vale.
Ora nós como somos CicloBeatos, e além de gostarmos de subir, queremos ter sempre o órgão vital do nosso corpo a "bombar" no limite. Tomamos o rumo, da longa subida do Rosmaninho/Carapuço e voltamos as imediações da quinta do Carrascal. E como somos mesmo "doidinhos", voltamos ao local do encontro com o gentil (porque não nos mordeu) canino.
Porém desta vez correu um pouco melhor do que a anterior passagem no local... O zangado cãozinho já não se encontrava nas imediações. E lá continuamos nós a nossa azafama digna de formigas, num frenético vai e vêm, acima e abaixo nas encostas do Vale de Alcube.

Outro momento digno de registo foi o de "dar de caras" com um novo trilho, tal e qual, o Cabral a caminho das terras de Vera Cruz, à cinco séculos atrás.
Andávamos nos a inventar, em terrenos já explorados no cabeço do Zimbral quando quase, e digo quase, porque o dia de hoje era mesmo para isto... Encontramos um rápido trilho na forma descendente que nos levou apressadamente ao rego de Água. Sim também desta vez leram bem e foi descendente que escrevi...
Para a próxima de certeza que escreverei ascendente. Prometo!














Sem comentários:

Enviar um comentário