domingo, 6 de abril de 2014

NUNCA MAIS CHOVE!?


Apesar do instituto de meteorologia ter previsto bom tempo para hoje, saímos na incerteza de apanhar alguma chuva, pois a serra encontrava-se coberta por um espesso manto de nuvens, e até cerca de metade da volta, a ameaça de levarmos com alguma chuva, não nos saiu da cabeça... Talvez fruto da valente carga de água que na semana passada desabou sobre nós... É verdade! Já nem o nosso São Pedro nos vale, e desde a "Maldição" de Óbidos, na volta dos Zéis, que têm sido "molha" atrás de "molha" aos domingos (Outono/Inverno). Na dúvida, se no domingo, chove ou não... Não há dúvidas. Chove sempre! Será que perdemos o crédito dos deuses!?

O passeio/treino de hoje teve cerca de 47 km, com 712 metros de acumulado em subidas e contou com as presenças, do João, do Hipólito, do Machado, do Fernando, do Mário e do Renato. O grupo voltou a sair por volta das 8.20... De Vila Nogueira de Azeitão.
O início foi  feito a subir gradualmente até à Califórnia, onde carregamos grande parte da lama existente no local, nas rodas, tornando o inicio gradual, numa dura prova de resistência, tal a aderência que o solo teimosamente mantinha sobre as nossas montadas. Depois fomos ao Cuco e à Bacalhôa, de seguida pela Fonte do Pereiro, passamos por Castanhos e descemos já com o aquecimento bem feito, para abordar alguns quilómetros a rolar, em terrenos de areia para activar os músculos.

Após travessia da fronteira, das duas antigas freguesias (S.Simão e São Lourenço), fomos pelo Vale Andeiro e dirigi-mo-nos para a Aldeia de São Pedro, onde a tentativa de atravessar pelo Casal do Bispo foi alterada, devido ao nosso respeito por propriedades privadas (dono ao portão), porém contornamos a propriedade e entramos a Nascente da mesma, para desfrutar da magnifica descida sobre o Alambre, a seguir fomos para a Aldeia da Portela e pelo Parral, atingimos a Estrada dos Casais de Calhariz.
E para subir um pouco fizemos alcatrão até a seguir à Quinta de El Carmen, na N379-1.
Para continuar com as bicicletas sujas embrenha-mo-nos nos húmidos trilhos do planalto do Risco, abordando a descida do Casal do Desembargador por um trilho que há muito não visitávamos e que se encontra repleto de vestígios da enorme vara de javalis que por ali habita e repasta.

Após regresso à estrada de Calhariz, desviamos para dentro da propriedade, e fomos atravessar a N379 na Maça, com direcção ao Alto das Vinhas. Onde, já se sabe, rolamos em grande velocidade, repondo o tempo que levávamos de atraso, causado por certos indivíduos que querem colocar na objectiva fotográfica, tudo, ou quase tudo o que se mexe. Tal e qual o melhor, exemplar de turista nipónico. Registam tudo o que dá sinal de vida, mesmo que já o tenham registado centenas, ou milhares de vezes aquando por ali passam.

Sempre em alta velocidade seguimos até à Quinta do Perú, e contornando o afamado "Green", seguimos até à Boa Água, onde e após travessia da Vala Real, atingimos o Pinhal de Negreiros. A partir daqui e pelo Casal dos Bolinhos, atingimos a conturbada N10, bastante agitada em dia de mercado domingueiro, no entanto pedalamos pelo trilho HF, evitando a confusão do asfalto, e por onde rapidamente atingimos Vila Nogueira, contando com a simpática colaboração de inúmeros transeuntes que se desviaram para o nosso "TGV" passar.

Desta vez escapámos à chuva e chegamos "sequinhos" ao local de partida... Ei! "Sequinhos" não! Estávamos alagados em suor. pois pedalamos em alto ritmo até este local.
Para a semana haverá mais. Se o tempo permitir iremos para fora de portas. O destino será Belas e a serra da Carregueira.
A ver vamos!...






Sem comentários:

Enviar um comentário