domingo, 1 de agosto de 2010

1º DE AGOSTO EM LISBOA


Eram 6.30 quando arrancamos de Vila Nogueira de Azeitão, para o já tradicional passeio, por Lisboa em Agosto, pena foi que voltamos, a ser ... quase os mesmos de sempre ... quase porque em Belém estava o nosso amigo António Patronilho à nossa espera ... apesar das várias promessas feitas por diversas pessoas dizendo que nos iam acompanhar neste passeio de hoje ... promessas que não passaram disso mesmo ... eu sei que levantar por volta das 5.30 pode ser chato ao domingo mas acreditem que para nós valeu a pena ... evitamos o calor, o trânsito e por volta das 12.30 estávamos em casa, caso para dizer "No Pain No Gain".



Saída de Azeitão pelas 6.30





Apanha-mos o comboio Fertagus das 7.22 na estação de Coina.



Eram por volta das 7.30 quando chegamos ao Pragal onde estava o Hipólito à nossa espera.







Eram por volta das 8.10 quando atravessa-mos o Tejo desde o Porto Brandão até Belém.






Em Belém estava o nosso amigo António à nossa espera, depois passamos pelo palácio Presidencial e fomos comer uns pastelinhos quentinhos e pequeninos ...





Passamos pelo Mosteiro dos Jerónimos, CCB, Monumento aos Combatentes do Ultramar e pela Torre de Belém.







Junto ao Padrão dos Descobrimentos provamos que não existem limites para os CicloBeatos.







Bela manhã para passear junto ao Tejo.











Depois de ver-mos a roupa interior à Ponte 25 de Abril, passamos pelas Docas (Bares e Restaurantes), Rocha do Conde de Óbidos e pelo Cais do Sodré.




Caís da Colunas, Terreiro do Paço e Sé Catedral de Lisboa.




Após chegar-mos ao Castelo de São Jorge pediram-nos 7 euros cada, para entrar ... reflecti-mos e resolvemos voltar a não entrar no Castelo ... é uma afronta aos Portugueses ... o ano passado eram 5 euros, aumentando este ano quase 50% ... decididamente querem afastar os "Tugas" dos monumentos nacionais ...
Por sorte um senhor bastante simpático indicou-nos outra maneira de observar-mos a maravilhosa vista sobre a cidade (a Capela da Senhora do Monte) ... não fomos lá pois chegamos ao miradouro da Graça e ficamos satisfeitos com o que avistamos.








A seguir rumamos a outro dos destinos típicos deste passeio ... a famosa ginjinha no Largo de São Domingos ... onde nos deliciamos com o precioso néctar, ao qual só deixamos o caroço da ginja.




Ainda ouve tempo para passar pelo Coliseu, Olímpia, Hard Rock Café, subir-mos a Avenida da Liberdade e chegamos à rotunda do Marquês.




Após as fotos da praxe no Parque Eduardo VII, decidimos que esta ano ia-mos para a estação de 7 Rios.





Mas antes de deixar-mos Lisboa ainda houve tempo para irmos aos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkiam.



Depois em 7 Rios despedimos-nos do António e embarcamos com destino à casa, no Pragal foi a vez das despedidas para o Hipólito.




Eram por volta das 12.15 quando chegamos à estação de Coina onde regressamos a Azeitão pedalando, por volta das 12.30 estávamos em casa, fazendo 78 km (com transportes incluídos) perto de 38 km a pedalar, demorando cerca de 6 horas e com 586 metros de altimetria (com transportes incluídos).
Para o ano haverá mais ... se houver novos CicloBeatos o circuito será o mesmo, se formos o mesmos de sempre ... iremos explorar novos lugares na capital de Portugal.


5 comentários:

  1. Gostei muito do blogue, por isso me tornei seguidora.
    Uma pergunta - o vosso grupo é exclusivamente masculino, porquê? Não admitem a presença feminina ou não há candidatas? Eu pratico BTT, não me importava de fazer parte do vosso grupo, também Azeitão é a minha terra.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria.
    O nosso grupo não é exclusivamente masculino, já houve "ameaços" por parte de elementos femininos, mas infelizmente nunca se tornaram realidade ...
    Talvez quando existir uma presença feminina no nosso grupo ... os ditos "ameaços" resolvam aparecer ...
    Eu até acho que o nosso grupo anda demasiado "feio", está a necessitar de beleza feminina.
    Os nossos encontros são semanais, sendo o domingo o dia eleito para as nossas actividades, o ponto de encontro é em Vila Nogueira de Azeitão, junto à Casa das Tortas (em frente à Praça da República "Rossio"), com saída do grupo pelas 8.00 (em Julho e Agosto pelas 7.00).
    Geralmente uma vez por mês saí-mos para um destino fora de Azeitão.
    Fica desde já convidada a aparecer quando quiser será sempre bem-vinda.

    ResponderEliminar
  3. Muchas felicidades, fantásticas fotografias, me hacen sentir nostalgia desde Santiago de Chile, Portugal es precioso y para que decir la musica de vuestro Blogg. Soy amigo de Antonio, trabajamos juntos en la discoteca Seagull. Ahora, de vuelta en mi pais, siento que la mitad de mi corazón se encuentra en Portugal y gracias a sus imagenes esos recuerdos volvieron a tener vida en mi. Mucha suerte y sigan asi, es muy bello lo que hacen.
    Paquito.

    ResponderEliminar
  4. Muchas felicidades por vuestras fotografias, mi nombre es Francisco (Paquito), soy amigo de Antonio y la verdad...nunca lo imagine practicando BTT un domingo por la mañana...ja, ja, ja. S
    Las fotos estan lindisimas, la musica es genial. Desde que volvi a mi pais siento que gran parte de mi corazon quedo en tierras lusas, gracias a vuestras imagenes esas imagenes se volvieron mas reales que nunca, muchas gracias y sigan adelante, muchos abrazos...Paquito

    ResponderEliminar
  5. Hola Paco.
    Por favor, perdóname mi mala lengua castellana.
    Ahora que podemos traer a António a andar en bicicleta con nosotros, esperamos sinceramente que se convierte en un habitual CicloBeato y compartir nuestras aventuras.
    Son palabras como usted escribió que nos hacen creer que vale la pena-que existimos, y nos dan fuerza para seguir promoviendo nuestro país y su cultura, a quien le dicen que no existía un lector de los Andes de nuestro blog.
    Tal vez algún día vamos a viajar en los carriles de los Andes ... que codician más de nuestros límites fronterizos, e incluso tal vez puedas ser un chileno CicloBeato.
    Abrazo y nos vemos pronto.

    ...Em Português

    Olá Paco.
    Por favor perdoa-me o meu péssimo castelhano.
    Agora que conseguimos pôr o António a andar de bicicleta connosco, esperamos sinceramente que ele se torne um assíduo CicloBeato e partilhe das nossas aventuras.
    São palavras como as que escreveste que nos fazem acreditar que vale a pena existir-mos, e nos dão força para continuar a divulgar o nosso país e a sua cultura, quem diria que para lá dos Andes existia um leitor do nosso blogue.
    Quem sabe um dia percorreremos nos trilhos dos Andes ... nós ambicionamos mais do que os nossos limites fronteiriços, e até talvez tu te tornes um CicloBeato Chileno.
    Abraço e até breve.

    ResponderEliminar