domingo, 16 de janeiro de 2011

MARATONA DO ESPICHEL

Hoje como é sabido, fomos ao Cabo Espichel, saindo de Azeitão pelas 7.00, e para realizar um percurso baseado na maratona do Cabo Espichel 2010.

O animado grupo no inicio do passeio

A saída foi pelas 7.45 da povoação dos Pinheirinhos, para começarmos a nossa viagem pela serra da Azoia, na direcção do Ribeiro de Cavalo (mas não chegamos lá), viramos para poente, para a Cova da Mijona, andando sempre junto à costa e numa zona com bastante pedra, algumas delas verdadeiras facas, quase a chegar a aldeia nova da Azoia o furo da praxe...desta feita o mesmo de sempre... pois claro o Mário, depois de substituir a câmara de ar, passamos pela Azoia e pelos locais já bem nossos conhecidos, a seguir à descida para o Porto Baleeiro, começamos a descer ainda mais para perto do Forte da Baralha, onde andamos sempre junto às falésias até junto do Farol do Cabo.

Ainda estava escuro em alguns locais

Singletrack da Cova da Mijona

Mais uma vez... é sempre o mesmo... compra câmaras de ar furadas e depois admira-se

Com o Oceano Atlântico como cenário

Equilíbrio nas falésias

Bateria de Costa no Cabo Espichel

Farol do Cabo

Depois chegamos ao Santuário da Pedra Mua, e pela primeira vez fomos por um caminho por detrás da Mãe de Água do Cabo, e que nos levou a passar pela descida dos Lagosteiros, na direcção da Zona onde se observam as pegadas dos dinossauros , a partir daqui começou o constante sobe e desce, e com partes muito técnicas, onde a força e destreza são necessárias, pois, o "massa pernas" é constante e o caminho repleto de regos provocados pelas águas das chuvas, que o tornam bastante perigoso para algum distraído.

Perigo na falésia
Perigoso na falésia

Santuário da Pedra Mua visto de outro ângulo

Vista desde a Mãe de Água

Costa da Tramagueira

Aqui tivemos o nosso azar do dia, pois perdemos a companhia do Renato que têm andado lesionado na perna e que apesar da sua grande força de vontade para nos acompanhar, não consegui-o, ressentindo-se e sofrendo um pouco, durante estes quilómetros iniciais, deixamos o nosso amigo junto de uma estrada que o levaria até à Azoia e depois pelo asfalto até ao veiculo.

Continuando pela bela Costa da Tramagueira, começamos a chegar a uma zona com alguma areia, especialmente junto às falésias, depois subimos um pouco pela estrada das Aguncheiras e rodamos a meio desta estrada para Norte, e de seguida na direcção da Praia da Foz, enfrentando uma descida bastante longa e cheia de adrenalina, mesmo muito rápida ... mas com alguma areia e também Motards silenciosos... aqui íamos chocando de frente com um "aspirador"... pois nem sequer ouvimos o seu barulho, e a seguir a uma curva, apareceu o veiculo (o condutor apanhou cá um susto)... foi por muito pouco...

Caminho para a praia da Foz

Obstáculo a meio do percurso... superado é claro

Praia da Foz

Depois da Foz foi a rolar pelo estradão até ao cruzamento das Praia das Bicas e novamente nos metemos-nos por caminhos a estrear, também com alguma areia e na direcção da aldeia do Meco, mas entre as dunas da arriba fóssil e a estrada, seguimos este trilho até aos Cabernais, contornamos a aldeia do Meco e seguimos na direcção de Alfarim, onde após alguns metros no asfalto, voltamos ao estradão onde rolamos alguns quilómetros até à povoação de Fornos, e partimos, para umas brincadeirazinhas na serra do Facho, por detrás da Estalagem dos Zimbros.

Aldeia do Meco

CicloBeatos amigos dos animais

Faltavam cerca de 13km para o final, mas estes foram bem durinhos (quase infernais), com várias paredes onde tivemos mesmo de apear e com algumas linhas de água a cortarem-nos o caminho, começamos por subir bastante e depois descemos de forma muito íngreme onde nos embrenhamos nesta serra por maravilhosos singletracks para nós desconhecidos, passamos por zonas de mato fechado e depois por um enorme eucaliptal na direcção da localidade das Caixas onde cruzamos a N377, viramos na rota para o Zambujal, agora já em estradão e voltamos a cruzar a N377 novamente para Oeste, onde regressamos à serra do Facho (tinhamos gostado da brincadeira).

Esta era mesmo íngreme

Serra do Facho

Monumento em honra de um CicloBeato...

Árvore finuras...

Extenso Eucaliptal com algumas armadilhas no chão...

Esta foi mesmo à mão

Velho moinho que finalizava um belo singletrack

Aqui ainda deparamos novamente com duas linhas de água, difíceis de transpor, uma delas com o que outrora terá sido um tanque ou dique, e em outra em que primeiro foi quase necessário recorrer ao alpinismo e depois a já tradicional cura de lama.

Linha de água com tanque

A seguir voltamos ao estradão, e sempre a subir, que nos levou até junto da estalagem dos Zimbros, atravessamos a N379 e entramos na localidade dos Pinheirinhos pelo lado poente, estava terminada a nossa volta de hoje pelas 13.00, e após 43km em 4.28 em movimento, com o acumulado de 937 mt, para a semana estaremos pela região de Azeitão, se as chuvas assim o permitirem não enlameando os caminhos... já estamos com saudades da nossa casa.

Regresso aos Pinheirinhos

Mário Jesus

Flávio Henriques

Hipólito Sequeira

Fernando Oliveira

Queremos deixar aqui um forte abraço de solidariedade ao Hipólito, que esta semana vai para reparação... Esperamos que recuperes rápido e estejas connosco o mais breve possível, estendendo este voto ao Renato.