domingo, 6 de fevereiro de 2011

SINGLETRACKS


Conforme tiveram conhecimento, ao lerem os comentários publicados na nossa mensagem "ALTO DA COMENDA", o singletrack que faz a ligação entre o "caí-de-costas" e o Vale de Barris, denominado de "fio dental" iria ser vedado, para ser plantado um pinhal.
 Neste comentário feito pelo nosso amigo Carlos (B.d.R. http://bdr-btt.blogspot.com/), podia-se constatar esta triste noticia para os BTTistas da nossa região.


Foi com muito agrado que hoje constata-mos que o acesso a esse local ainda não foi vedado... terão sido boatos, ou será que essa medida triste, passará a uma realidade brevemente... a ver vamos... por enquanto continuamos a desfrutar a adrenalina que esse trilho nos proporciona, devido ao nosso interesse por singletracks... resolvemos hoje fazer uma volta baseada nesses trilhos, fazendo uma ligeira homenagem a esses caminhos que tanta beleza e emoção suscitam aos praticantes de BTT.


Hoje contamos novamente com outro amigo que nos acompanhou pela primeira vez, desta feita foi o Rúben,
os restantes foram o Mário, o Tiago e o Fernando, começamos por pedalar até Vendas de Azeitão e subimos à capela das Necessidades, dirigimo-nos depois pelo "sobe e desce" e descemos pelo "zigue zague" para entrarmos no fabuloso singletrack, junto as quintas, na encosta norte da serra de São Francisco, depois descemos o "cai-de costas" e entramos no segundo singletrack do dia, o "Fio Dental", depois de seguirmos pela estrada do Vale de Barris, começamos a subir pela estrada do casal da Murtinheira... mas viramos para mais outro singletrack, o das duas descidas radicais, virando a meio para o "trilho dos sobreiros", que nos levou até à estrada da Escudeira, subindo até perto do Moinho da Páscoa, fomos pela estrada que nos leva até ao retransmissor da RTP, só que antes de o atingirmos, viramos num dos aceiros, que desce para a estrada de São Paulo, aqui fizemos a pausa do dia, e desfrutamos a magnifica paisagem das várias serras que deste ponto se avistam.
 
Vista da vertente Norte da Serra de São Francisco


Ao fundo o célebre "cai-de-costas"


O fio dental


Fantástica vista da Serra de São Paulo

 
Contornamos a Serra de São Luís, pelos singletracks que vão desde a Quinta do Zimbral, até ao Casal do Pinhal Basto, que por sinal se encontravam repletos de lama... tivemos de sujar os pézinhos e não só... é incrível, encontrarmos lama neste local pois não chove vai para 15 dias... porém este local é passagem habitual de gado, que contribui para remexer a terra e torna-la um verdadeiro lamaçal em alguns pontos, isto a juntar à humidade constante do local; depois entramos no singletrack recentemente descoberto por nós, primeiro a subir um pouco até próximo dos 250mt de altitude e depois a descer, peço desculpa se o local têm outro nome, mas vou (re)baptiza-lo por "a varanda de São Luís", pois é a uma varanda que se assemelha o inicio da descida, para o muito técnico singletrack, com uma visão maravilhosa sobre as várias serras da região , depois entramos pela estrada do rego de água até ao "velhinho" singletrack que nos leva até à Capela de São Luís, porém desta feita não fomos, à Capela, descemos para a N10.
 

A fabulosa vista da "varanda de São Luís"








o Intuito de desviarmos para a N10, era o de explorarmos um novo trilho, junto ao Alto do Serrador, a ideia era a de entrarmos pelo caminho agrícola que nos levaria até as ruínas da antiga Quinta do Esteval, (junto ao singletrack da comenda)... mas saiu gorado este plano, pois essa estrada foi encerrada com um portão junto à habitação que lá existe, tivemos de nos deslocar um pouco pela N10 até "invadirmos" propriedade alheia, no Casal do Ratinho, passando pelo trilho que nos leva até ao Lagar, de notar que este trilho se encontra em péssimo estado, cheio de regos, e onde outrora se rolava a alta velocidade, é agora, bastante perigoso, passar a velocidade excessiva... atravessamos o ribeiro, e continuamos até à Ponte da Rasca.

Era este o destino da exploração... perto da Comenda

Antiga Quinta do Esteval

Vinhas perto da Quinta do Esteval

O Antigo Lagar em ruínas perto da ribeira da comenda

Pela N528 a fora, até à estrada sempre a subir, e muito, que vai dar à quinta do Paraíso, mas desta vez não subimos pelo"Fim do Mundo" voltamos para o lado do Alto da Madalena atravessando novamente a N528, para começarmos a escalada do Alto da Madalena a meio, e desviamos novamente para o que iria ser o momento de exploração do dia com direito a muito PéBT, como diz o nosso amigo Mário, (a esta hora o Tiago e o Rúben ainda devem estar a chamar-me nomes feios), desculpem-me amigos, mas para encontrarmos novos caminhos, temos de sofrer um pouquinho "If you want to play... you got to pay", vão ver que para a próxima vez que passarmos por este local, vai ser muito melhor, depois entramos pelo mini singletrack que "desagua" na Rua do Fisco (já lá passamos com este trilho em muito melhor estado... as silvas, são bastantes a cortarem o caminho e o piso está completamente degradado... fruto certamente do Inverno de 2010, muito chuvoso (a água levou a terra das pedras...)
 

Ao fundo o inicio da subida do "Fim do Mundo"

Demonstração de PéBT

 
Acabamos o nosso passeio de hoje pelos vários singletracks, com cerca de 35 km e com 850 mt em acumulado de subidas, para a semana (Domingo) está previsto o regresso de 3 dos CicloBeatos lesionados, ao nosso convívio, portanto iremos realizar uma volta terapêutica... ou seja feita essencialmente a rolar e com muito poucas subidas... tipo... Vila Nogueira... Brejos de Azeitão e volta... e com direito a massagens.
Até para a semana e boas pedaladas.

O grupo de hoje

4 comentários:

  1. Boa volta! Cheia de trilhos fantásticos como a malta gosta (o nosso também foi assim, mas isso fica para o meu rescaldo, lolol). Pelo que li vocês tiveram muito perto do Single-Track da Quinta da Pena que não sei se vocês conhecem (http://www.youtube.com/watch?v=3ZKyqZJxJmE) e que na minha opinião teria ficado muito bem neste vosso percurso dedicado aos single-tracks da Arrábida (só mencionei este porque tiveram mesmo muito perto e bastava terem feito um pequeno desvio antes de chegarem à N10)

    Realmente o "Fio-Dental" felizmente ainda continua intacto (e esperamos que assim continue por muito tempo) e hoje vimos passar muita gente por lá. Até no nosso regresso, por volta das 11h, quando subíamos do Vale de Alcube para os Barris vimos malta a descer por ali fora!!

    E por falar em baptismos, já vi que tal como nós, vocês também desconhecem o nome do tal trilho na encosta norte da Serra de São Francisco entre o Zigue-Zague e o "Cai-de-Costas". Se algum leitor aqui do blogue souber que nos informe porque senão teremos de o "Baptizar"! (já alguém me disse que acha que lhe chamam "Toca do Coelho" e se calhar até nem é mal visto porque eu já consegui tirar uma foto a um coelho nesse local, lolol).

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    Sim de facto tens toda a razão, bastava termos virado para a esquerda... LOL

    Conheço bem esse singletrack que fica a seguir às colmeias, e que vai dar à entrada da quinta, e à subida para as pedreiras de São Luís... e depois a descer pelo alcatrão vai dar até, perto do "Leo Tauros" (...agora Zé do Nabo)... mas um dos nossos objectivos de hoje era o de chegar até à antiga quinta do Esteval (explorar), via Alto do Serrador...por isso viramos logo à direita sem ir para o lado da capela de São Luís.

    Não eramos nós no "fio Dental" às 11.00, passamos lá antes das 9.00. LOL

    De facto reparas-te, que não sei o nome desse singletrack... para mim... se mais à frente há o "cai-de-costas", ali devia de ser chamado "não-caías-para-o-lado-das-quintas".LOL

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não caias para o lado das quintas nem batas com a cabeça na árvore que atravessa o trilho(se ainda lá estiver), ehehehe

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos

    Tens razão... a arvore continua lá, e eu reparei bem nela (em 4D)... LOL

    A zona onde fica este singletrack chama-se "Fonte de Sol", quanto ao single... "Toca do Coelho" é um bom nome.

    Traz a água benta que nos baptizamos.

    Abraço

    ResponderEliminar