domingo, 27 de março de 2011

50 KM 1000 MT ACUMULADO

Ok! Foram 49.1 km

Hoje o dia amanheceu cinzento e com alguma chuva, e estava previsto realizarmos uma volta com pouca lama e muitas subidas, para nossa surpresa apareceu o Nuno (um dos futuros participantes na Via Algarviana)... Afinal o homem ainda sabe, andar de bicla e chutou a preguiça para longe... Os outros madrugadores do dia foram o Viegas, o Mário, o Nando e o Hipólito.

Começamos logo a subir saído de Vila Nogueira e até à Califórnia, descemos para Vila Fresca, pela estrada do Rio, e rumamos ao alto das Necessidades, descendo para o vale de Barris, onde rolamos até ao clube de BTT vale de Barrios, aí descemos um pouco mais, e serramos os dentes para a primeira subidinha a pique, à da Escudeira, aí o nosso amigo Nuno acusou o tempo que esteve parado e penou, para atingir o topo, apesar de eu lhe ter estendido a cordinha...

Depois seguimos o rumo da serra de São Paulo, e descemos também a pique pela nossa velha conhecida Jibóia, apenas não estamos habituados a vê-la deste ângulo bastante favorável, a descer... Chegamos à Baixa de Palmela e preparamo-nos logo para subir pela lagartixa, que é doce de se subir ao início, mas os 100mt finais são de inferno e de peitos ao guiador...

Voltamos a entrar na estrada do vale de Barris para irmos até Palmela, onde inevitavelmente perdemos a sempre bem-disposta companhia do Nuno, que teve de regressar a Azeitão pelo asfalto (com mais treino rapaz... acredita que as dores nem as vais sentir).

Nesta alta localidade, e em paralelepípedos, voltamos a fazer, mais um "mau" hábito, bastante regular dos CicloBeatos, seguir por sentido proibido e passar à porta do quartel da GNR, cometendo essa infracção ao código de condução de quaisquer veículos e nas "barbas" da autoridade... Bem ainda não foi desta que nos pararam... Seguimos depois para a descida bem radical da esplanada do Castelo, que nos levou novamente à Baixa de Palmela.

Entramos pela Quinta da Asseca e atravessamos a Quinta da Várzea para regressarmos à estrada da Baixa de Palmela, mas desta feita já em Setúbal e na Quinta das Amoreiras, seguimos para São Paulo, onde subimos e bem por asfalto, depois a descer um pouco, direccionando-nos para a Serra de São Luís, pelas antigas pedreiras e novamente a subir e muito bem, desta feita contornamos a Serra até à Capela de São Luís, onde tiramos a foto do grupo.

Fomos pelo single-track da Capela, até à estrada do Rego de Água, subimos mais um pouquinho e para o single-track dos Kamikazes, que nos leva até a Aldeia Grande em grande velocidade, atravessamos a N10 e passamos pela Capela de São Pedro de Alcube, indo atravessar a ribeira junto às ruínas do Lagar de Azeite, para molhar os pés, e sujar as biclas com um pouco de barro, e voltando para a estrada da Rasca, onde resolvemos rolar em asfalto e subir o Façém (inicialmente estava previsto subir pelo vertical estradão que nos leva à Quinta do Paraíso e depois pelo longo e penoso estradão do Alto da Madalena), mas como no alto da subida do Façém, estávamos com apenas 905mt de acumulado...

Resolvemos tentar atingir os 1000mt de acumulado, voltamos à Quinta da Califórnia, e chegamos ao alto da Califórnia com cerca de 960mt, descemos pelo trilho que nos leva até ao "Fim do Mundo" e encetamos a subida até ao moinho do Cuco, onde e após contagem decrescente atingimos precisamente os 1000mt de acumulado em subidas, documentado o feito, regressamos a Vila Fresca de Azeitão, onde acabou a volta de hoje, após 49.1km e 4 horas a rolar à média de 12km/hora, e depois de mais dois furos, e cerca de 50 minutos perdidos em paragens, é caso para dizer que a preparação para a Via Algarviana, começou a entrar numa fase mais séria e dura.

Castelo de Palmela visto da Jibóia

Moinhos na serra do Louro

Castelo visto do cimo da Lagartixa

Antigo lavadouro na encosta do castelo

Vista da encosta

Antena no alto da Jibóia (Serra de São Paulo)



Adivinhem de quem é esta câmara de ar... Claro! Só podia ser!

Quinta da Várzea em Setúbal


Varanda da capela de São Luís da serra



A prova dos 1000

Os artistas da façanha


O nosso troféu de hoje são as fotos seguintes em baixo, sinceramente acho que merecemos! Temos Homens!!!





8 comentários:

  1. Agora já se vêm as fotos!! Das subidas que vocês fizeram tenho de destacar a da "Lagartixa" que apesar de ser curta tem aquele final que tira o fôlego a qualquer um... (não é coincidência a maioria da malta quando está na Baixa de Palmela preferir subir até Palmela pela "Cobra", lolol)

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    De facto houve por aqui um problema técnico a que os CicloBeatos são alheios...

    Sei que a maioria do pessoal anda ao contrário de nós :-) ... mas a lagartixa não é tão má como se lhe pinta, e afinal são só, cerca de 100 metritos no final, é que custam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A Jibóia a subir é bem pior, lolol

    Só uma curiosidade... se passares o track desta volta para o GPSies ou para o Wikiloc dá-te o mesmo acumulado de subidas que te deu no GPS? Pergunto-te isto porque a mim dão-me sempre valores completamente dispares.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos

    Sim dá-me sempre o mesmo acumulado tanto num como no outro, e geralmente quando sigo percursos tirados nesses locais, não fogem quase nada ao previsto.

    Por acaso já reparei que os teus valores são um pouco dispares, qual o GPS que utilizas?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Isto da altimetria não é nada fácil!

    Eu não tenho GPS, faço os percursos manualmente no Google Earth, gravo em kml, gpx ou plt e depois o GPSies, o Trackmaster, o Wikiloc ou o TrackAn fazem o cálculo. O problema é que cada um destes programas usa um filtro diferente para o cálculo das altimetrias. Uns somam todas as subidas, outros só somam os pontos que sobem mais de 15m (no TrackAn dá para parametrizar este filtro).

    Por isso nunca sei quais são os valores mais próximos da realidade e daí a pergunta que te fiz.

    (e já percebeste o porquê de por vezes os vossos gráficos apresentarem pontos abaixo do nível da agua?)

    ResponderEliminar
  6. Olá Carlos

    Eu também traço no Google earth os caminhos a realizar, mas atenção que está muito (mesmo muito) desfasado da realidade, não sei se reparas-te mas em alguns locais mexes o cursor e a altitude não muda... logo...

    O GPS que utilizo é um GARMIN OREGON, e o cálculo que produz é bastante fiável, inclusive tenho um amigo que é topógrafo, e costuma-mos trocar impressões, e não anda muito longe dos sofisticados aparelhos que ele utiliza, pelo contrário dá valores praticamente iguais (não a nível profissional de topógrafia, mas muito exactos...)

    Uma coisa te garanto todas as altimetrias que faço... Tanto no Wikiloc como no GPSies, ao publicar são as mesmas que obtenho no aparelho.

    Quanto aos gráficos apresentarem valores abaixo do nível da água... É porque isso acontece realmente... Pouco mas já aconteceu, geralmente perto de Lagoas e ribeiros, além do que o meu GPS também dá para navegação... daí os valores a baixo da linha do mar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Só por curiosidade estive a analisar o vosso track ao Cabo Espichel e estes foram os resultados que obtive:

    GPsies:
    Extensão da trilha: 41,08 km
    Altura acum. subida: 803 metros, descida: 701 metros

    Wikiloc:
    Extensão da trilha: 41,25 km
    Altura acum. subida: 876 metros, descida: 803 metros

    TrackMaster:

    Extensão da trilha: 41,42 km
    Altura acum. subida: 1150 metros, descida: 1047 metros

    TrackAn:
    Extensão da trilha: 41,275 km
    Altura acum. subida: 837 metros, descida: 730 metros (Filtro vertical 15 mt)
    Altura acum. subida: 1143 metros, descida: 1041 metros (Filtro vertical 0 mt)

    IBPindex:
    Extensão da trilha: 41,117 km
    Altura acum. subida: 1145 metros, descida: 1042 metros

    Como podes ver as diferenças são significativas e são justificadas com a tal variável no algoritmo que permite filtrar o cálculo do acumulado (metros mínimos de subida por ponto).

    A conclusão que eu chego é que o Gpsies e o Wikiloc dão acumulados mais próximos dos valores dos GPS´s mas provavelmente filtram demasiada informação.

    E para terminar e em tom de brincadeira, como já li num fórum que debateu este assunto, se procuras cativar malta para ir fazer uma volta, mostras-lhes o acumulado do GPSies e no fim e para justificar o "empeno" que eles estão a sentir informas-lhes os valores do TrackMaster... lolol

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Olá Carlos

    Estou a constatar que em estatisticas e dados cientificos és barra... temos uma vaga nesse sector aqui nos CicloBeatos, como preenches os requesitos necessários o lugar é teu, podes começar quando quiseres. :-)

    Também gostei da tua observação final, sem dúvida que cativa o pessoal "on Politic Way"
    :-))

    Abraço

    ResponderEliminar