segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIPLOMA DO FLÁVIO COM DUREZA

 
Hoje foi o dia de reconhecimento e entrega da Jersey de CicloBeato ao Flávio, para isso teve de se submeter ao "Teste dos Testes"... A nossa "Dureza" percurso criado por mim, inicialmente com o intuito de treinar subidas para todos os gostos em poucos quilómetros, e que de momento serve para o teste final, de acesso aos CicloBeatos. O dia de hoje estava destinado a ser uma cerimónia para dois CicloBeatos, mas o Tiago não apareceu, e foi um teste apenas para o Flávio, que cumpriu como se esperava.

O homem e o seu feito... foi duro mas ultrapassou

Seguidamente terão o relato do cronista de serviço, o Mário... Certamente não será por muito tempo, pois já comecei a conduzir e falta pouco para a recuperação total... Via Algarviana conta comigo eu estou a caminho... Hehehe!!!

"Hoje fomos fazer um percurso desenhado com o intuito de receber os novos recrutas e fazê-los merecer a honra de envergar o Jersey dos CicloBeatos.

Sim porque isso de fazer parte dos CicloBeatos não é assim, tipo inscrição e pronto, claro que o grupo está aberto a todos os que queiram partilhar connosco o prazer de andar de bicicleta e o desfrute da natureza, mas para envergar o nosso Jersey terão de se identificar com os nossos princípios e fazer a Dureza!!!

Assim no local do costume á hora do costume compareceram o Hipólito, o Flávio eu e o Simão, para quem não conhece o Simão Ricardo, ele faz parte do grupo inicial dos CicloBeatos (foi co-fundador*), esteve algum tempo sem rolar connosco e hoje deu-nos o prazer de voltar a pedalar na sua companhia.

O Animado grupo de hoje na Louriceira

Arrancámos direitos á rotunda dos Picheleiros, virando á esquerda pela Rua da Califórnia para subir até ao Fim do Mundo, depois, descemos até à Quinta do Paraíso, para subir novamente pelo caminho que vai terminar na Estrada dos Picheleiros, após uma boa descida, que isto da dureza não é só subir!!!

Após a primeira subida. ainda a aquecer


Hipólito a fugir às valas, que são bastantes na descida do "Fim do Mundo"

Após entrarmos na estrada dos Picheleiros em direcção à Aldeia Grande, fizemos mais uns metros e nova virada á direita para a Cova da Amorena, passando pelo riacho que ainda leva caudal, suficiente para molhar o sapatito a mim e ao Hipólito.

Ponha aqui o seu pézinho...

Também molhei a meia...

A partir do riacho sempre a subir, e que subida a avisar que a serra está ali… Feita a subida, parámos para tirar a foto de grupo o que não foi fácil, primeiro equilibrar as bicicletas para servir de suporte, depois equilibrar o Nokia para a foto e depois manter o pessoal quieto, que gostam de ver as fotos mas não têm paciência para posar para as mesmas…

Vista na subida da Amorena

Flávio "Going Up"

Feitas as fotos ?! Rolámos pelo planalto e depois mais uma descida até á estrada do Vale da Rasca, cruzámos a mesma, e depois por um dos trilhos até ao alto da serra, sempre a subir até perto do Trilho Maravilha (baptizado pelos nossos amigos B.d.R.*), aqui chegados, ao cruzamento da serra, seguimos em frente e adivinhem, a descer...

A subir e a rir...

O célebre "beicinho" do Simão... de que já temos saudades (*nota do editor)

Na descida vertiginosa do aceiro que vai até á Comenda, encontrámos dois Rijos, o Carlos e o Rodrigo, vinham a subir, ou a tentar subir o aceiro que nós descemos, nada fácil por sinal, dois dedos de conversa sobre o CicloBeato de baixa e respectivo tralho. Toda a malta na palheta mas uns km depois só o Mário é que tinha a culpa de se perder tempo, e as fotos e tal…

Ao terminar a descida voltámos á direita enquanto o Simão voltou á esquerda, já que segundo ele o treino estava feito, até breve Simão e sempre que quiseres rolar... Tu sabes que és bem-vindo.

Pela margem esquerda do ribeiro da Comenda seguimos até ao alcatrão da estrada das Oliveirinhas, não sem antes termos de fazer um desvio por causa de uma árvore caída, apesar de se ver um carreiro não dava mesmo para passar.

Comenda e o caminho cortado... (*Já existe outra alternativa)

Porque se trata da dureza, chegámos ao "Quebra-Costas", onde tivemos que na parte final recorrer ao PéTT, sim porque segundo rezam as lendas dos CicloBeatos, só o Zé Vieitos é que foi visto a fazer a parte final em cima da bicicleta…

CicloBeatos no pico do "Quebra-Costas"

Continuamos a subir até aos Moinhos de São Filipe, e nova virada á esquerda para o caminho romano (a tartaruga) da Quinta do Viso Grande. Passagem pelo Grelhal, estrada nacional 10 no sentido de Setúbal e após passarmos o restaurante, e antiga discoteca "Leo Tauros", virámos à esquerda para a Serra de São Luís.

Aqui já o calor começava a apertar apesar de serem apenas 10 da manhã, esta subida é uma daquelas boas para abrir o pulmão e disfrutar da bela vista sobre a cidade de Setúbal na última rampa, com passagem por uma das antigas pedreiras, voltámos a descer e encontrar pessoal conhecido, o que motivou mais uma reclamação de alguém que não tinha amigos naquele grupo com quem nos cruzámos, mais um single-track muito bom, que nos levou-nos até à estrada da Quinta do Rego de Água, onde após fazermos alguns metros em direcção à Aldeia Grande, fizemos nova virada à direita para descer por um trilho que quase nem se via de tão pouco trilhado.

Desbravando caminhos...

De facto o caminho era mesmo por aqui.

Continuamos a ter água na serra conforme podem observar na foto abaixo publicada, onde em certas zonas a lama está bem presente, não dando alternativa a quem pretende passar para o outro lado. Daqui seguimos para mais uma subida daquelas onde o PéTT é quase obrigatório, ficando apenas a duvida se temos a modalidade logo no início da subida ou a meio, mas pela constituição do terreno arrisco-me a dizer que são subidas impossíveis.

Parecia um chiqueiro

Passámos pelo campo de paint-ball da Arrábida Aventura e virámos á esquerda na estrada para o Vale de Barris, virando novamente para a esquerda para seguir o sentido do Alto das Necessidades, aqui já alguém falava do "Cai-de-Costas" e de um percurso alternativo, mas dureza é dureza e voltámos à direita para a estrada onde começa a famosa subida, se existe nome conhecido pelo pessoal do BTT, Cai-de-Costas é um deles... Fizemos a subida desde o Vale de Barris até ao final do Cai-de-Costas sem parar, com alguns desequilíbrios pelo meio, na parte com mais pedras, mas desafio superado.

No final do "Caí-de-costas"

Aquela sensação de objectivo conseguido!...

Daqui até Vila Fresca pelo sobe-e-desce foi sempre a abrir, já que o Nando estava á nossa espera impaciente para saber como tinha corrido a aventura, continua a nossa preparação rumo à Via Algarviana e talvez arrisque a dizer:

“Via Algarviana... Yes we can”

Feitas as contas tivemos um acumulado de 780 metros em 30 km, por estes números poderão pensar que estamos a baixar o ritmo, mas não se deixem enganar pelos números, a sucessão de subidas é desgastante, e podem crer que foi a vez que mais me custou a subir o “Cai-de-Costas”.



Como acabaram de ler temos mais um CicloBeato formado e com diploma, pena ter faltado também o Tiago, mas certamente terá outras oportunidades de mostrar que merece envergar a Jersey dos CicloBeatos, assim o espero, e certamente a Via Algarviana será uma delas... Onde todas as suas capacidades irão ser postas à prova... Mas note-se que a capacidade essencial para ser um CicloBeato será sempre o espírito de camaradagem e de grupo, quem não as possuir, não terá nunca a felicidade de envergar a nossa Jersey com dignidade e brio, pode-se mesmo afirmar que a nossa Jersey separa os comuns mortais de um CicloBeato… Dixit.

*(Nota do Editor)

4 comentários:

  1. Então era o por isso que o Flávio estava cheio de pressa para fazer a descida! Era a ansiedade da promoção a CicloBeato! Parabéns para ele!!

    Só uma coisa, eu não sou o "padrinho de baptismo" do Trilho Maravilha! Vi esse trilho com esse nome em vários tracks de GPS e por isso o adoptei. Mas como o nome até lhe assenta que nem uma luva assumi que fosse mesmo esse o seu nome de baptismo (vocês chamam-lhe outra coisa é?)

    E por falar em "Teste dos Testes" lembrei-me de um percurso que criei, e que marcou a passagem de B.d.R. - Brigada do Reumático para B.d.R. - Brigada dos Rijos! Esse também é um grande percurso, muito duro, e que tenho vontade de repetir. Se quiserem dar uma vista de olhos deixo-vos aqui o link do wikiloc:

    http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=355770

    Quem sabe se um dia não nos possamos juntar todos e fazer a "Dureza" e a "Reumatona", acho que seria engraçado!



    PS: Estou a ver que o Mário já começa a sentir na pele as dificuldades de ser o repórter de serviço! Não é nada fácil!!

    E não me lembrei que vocês sem o Fernando no grupo tinham dificuldades em tirar a foto de grupo! Podia ter-vos ajudado!! Sorry!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    Realmente foi verdade, o Flávio estava mesmo ansioso por envergar a mítica Jersey dos CicloBeatos... Claro que já a tinha conquistado há mais tempo, devido ao seu empenho e valores... Mas este dia oficioso dá sempre aquela ligeira tremedeira na barriga... Ok, já a têm conforme podes comprovar na fotos individuais do grupo :-)

    Pensava que o nome "Trilho maravilha", tinha sido baptizado por vocês... Aquela zona tem vários nomes, por exemplo... Casal do Feno Novo, Casal do Forreta, Casal do Teles ou mesmo Caramual... Ou como estou a ver (ou não)... Muito mal num mapa, muito antigo que possuo... Ajuda-me se souberes, este é o início do "trilho maravilha"... Casal do Zam... Este nem o GPS têm e está a 157 mt.

    De facto a "Reumatona" é mesmo para Rijos... No entanto acho que quanto aos 2400 mt de altimetria, não creio que tenha :-)... Havemos de comprovar, excluindo claro às ligações Quinta do Anjo/Penteado/Palmela, assim que estiver recuperado conta connosco.

    Concordo contigo... Acho que o Mário dá muita confiança ao pessoal :-) LOL

    Obrigado por reparares que eu faço falta... Faz bem ao ego :-) LOL

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Fernando,

    Relativamente às altimetrias voltamos a velha questão dos softwares que analisam o track. No GPSies dá 1.233 mt, no Wikilok dá os tais 2.483 e no Trackmaster dá 2.633!!! Uma coisa é certa, mesmo apontando para o valor mais pequeno não é nada fácil! De qualquer forma eu estou a fazer umas pequenas alterações ao track de forma a torna-lo ainda melhor (ou pior, depende da perspectiva, lolol).

    Relativamente ao "Trilho Maravilha" vê lá se esta foto te ajuda:

    https://picasaweb.google.com/lh/photo/3jaX8TBPboYq7xKGjIhstw?feat=directlink

    (eu considero o inicio do trilho onde está o ponteiro amarelo)

    PS: Tens interesse em PDF´s das Cartas Militares? Se quiseres envio-te por e-mail.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos

    Quanto às altimetrias já tinhamos conversado aqui sobre esse assunto... De qualquer maneira continuo a achar que o valor é capaz de andar próximo do apresentado no GPSies.

    Quanto à possivel alteração do percurso... tenho uma humilde opinião (OFF RIJOS)... Não modifiques muito! Acho que o percurso é espectacular...

    Na minha opinião só o encurtava tirando o percurso de regresso e saída de casa (Penteado) começava em Palmela ou na Quinta do Anjo, e não cruzava o caminho no "Cai-de-costas" arranjava maneira de contornar Palmela mais a Sul pelo Vale de Barris (na saída ou no regresso)... Mas isto é só a minha opinião... e até só ia endurecer mais o percurso ou estraga-lo :-)

    Obrigado mas eu possuo os mapas militares completos do país e da freguesia de São Simão(muito antigos) com cursos e recursos de água e tudo... Não sei se sabes mas parte do "Trilho Maravilha" está incluido na freguesia onde praticamente resido há cerca de 24 anos... e que hoje em dia (atráves do BTT) posso dizer que conheço como a palma da minha mão, mas infelizmente os nomes dos locais vão mudando através dos tempos... É o que se passa com o inicio do "Trilho M." possuo o mapa com apenas metade do nome, e é o único onde aparece esse "meio nome".

    Abraço

    ResponderEliminar