sexta-feira, 17 de junho de 2011

CICLOBEATOS NA VIA ALGARVIANA 2011 DIA ZERO


CICLOBEATOS NA VIA ALGARVIANA

Tudo começou há cerca de um ano com o fim do nosso evento anterior o Projecto Guadiana 2010, comecei logo a pensar o que iríamos desafiar este ano, ou que limites nos proporíamos a ultrapassar, surgiu-me então a ideia de cada elemento do grupo, apresentar um projecto, num tempo limite, que iria ser sujeito a votação, e assim foi, só que até a um dia antes do inicio da votação apenas existia um projecto, ou seja... Adivinhem de quê? Claro está, tinha de ser... Só o meu, e que consistia em percorrer a Beira Baixa e entrar pelo Alto Alentejo sempre junto à fronteira, começando em Idanha-a-Nova e acabando em Elvas...

Infelizmente mais ninguém, e apesar dos ameaços de vários, se lançou ao trabalho e apresentou um projecto concorrente, mas como só existia um, e eu gosto sempre que existam opções, rapidamente comecei a pensar numa alternativa, por sorte nesse dia estava a ver a SIC notícias, quando ouvi pela primeira vez falarem, na Via Algarviana, feita por caminhantes, mas que também era possível faze-la de bicicleta, fui para casa investiguei, como gosto... E cheguei à conclusão de que era um projecto bastante viável, como tal propus a segunda alternativa, que no dia a seguir foi a votos contra o meu projecto inicial, o resultado foi assombroso, e a Via Algarviana ganhou por maioria, sete votos contra dois, estava decidido iriamos encerrar o assunto Algarve atravessando-o de lés-a-lés, mas pelos montes.


Dia 0
Quarta-feira dia 8 de Junho de 2011

Neste dia, que serviu de lançamento do projecto deste ano, denominado CicloBeatos na Via Algarviana 2011, sensivelmente até às 12.00 praticamente todos entregaram as suas montadas (bicicletas) e as bagagens, à minha guarda no café, sendo que pelas 19.00, eu (Fernando Oliveira) e o Nuno Silva, já experimentados técnicos no arrumar de bicicletas no atrelado, demos inicio à nossa especialidade, que durou apenas 10 minutos tal a pratica desta dupla para desempenhar esta complicada tarefa para outros (e não foi necessário desapertar nada extra...) deixo aqui um desabafo em tom provocatório:
Enfim! Quem sabe... Sabe.
Até a filha do Nuno arrumou as bicicletas à primeira...



Arrumadinhas como manda a sapatilha...



Pelas 20.00, que foi a hora combinada, começaram a chegar os restantes elementos, alguns ainda foram jantar ao restaurante pois ainda iriamos esperar pelo Hipólito, impossibilitado de chegar mais cedo, depois de alguns momentos de boa disposição chegou o Hipólito à nossa companhia pelas 22.00, despedimo-nos e tiramos as fotos da praxe, arruma-mos o pessoal na carrinha e eram cerca de 22.30 quando arrancamos de Vila Fresca de Azeitão, rumo a Alcoutim.


A equipe na hora da partida






Pelo caminho ainda paramos em Grândola para despejar águas e beber umas "jolas" fresquinhas que a noite estava quente e abafada, lá continuamos pela nacional fora, pois este ano decidimos poupar e não fomos pela auto-estrada, até porque a carrinha ia muito cheia e pesada, éramos nove, e não dava mais de 80km/h quando muito 90km/h a descer, por isso optamos e bem, seguir pela nacional, até porque iam dois caçadores a bordo e estavam com fé de apanhar algo...
Necessita de algo?


Os amigos são para estas "coisas"...


Boa disposição no Beato Móvel







Neste caso foi perto de Mértola que uma lebre bateu na parte inferior da carrinha, paramos de imediato e diga-se em abono da verdade que a carga ia chegando ao destino primeiro que nós, andamos pela estrada com o telemóveis a servir de lanterna que a noite estava escura como o breu, e nada, não encontramos nada pelo menos à primeira vista...

Alguém vê uma lebre por aqui?


Ou por aqui?



Então não é que após arrancarmos o "maroto" do Hipólito em tom provocatório manda a boca de que era melhor voltar atrás e procurar melhor... Ora era esta a deixa que o condutor José António, estava à espera de ouvir e à primeira hipótese de inverter a marcha... Zás... Voltou mesmo perante alguns risos e outros lamentos como... Eu não acredito!
Voltamos ao local do atropelamento do dito animal e claro está, varremos a zona com os faróis da carrinha para lá e para cá... Outro caçador o Fernando Viegas ainda saiu... Mas a Lebre já tinha ido morrer longe... Ainda houve quem disse-se que o melhor era ir para o hospital mais próximo nas urgências esperar a lebre pois com certeza, era para lá que se deslocaria.

Hehehe!!! Hehehe!!! Hehehe!!!

Foi perto das 3.00 que chegamos a Alcoutim após uma viagem bastante cansativa, pela estrada nacional, que teimava em serpentear pelos montes e serras até ao nosso ponto de destino, Alcoutim, ao chegarmos, descobrimos um largo para arrumar a carrinha e atrelado e ficaram cinco dentro da carrinha e quatro fora, deitados sobre uma lona e dentro dos sacos cama pois estava a cair uma geada bem fresquinha.
A pousada da juventude... no escuro 


A pousada dos CicloBeatos


 Curiosamente este espaço onde pernoitamos fica por cima da pousada de juventude, aposento, onde outros aventureiros como nós têm ficado... Mas será que valia a pena gastar 12 euros (preço por noite e por pessoa), para dormir apenas e cerca de duas horas, nós achamos que não... Se é para a aventura, é para a aventura, e pessoalmente, posso dizer que estas duas horas que dormi no chão, foram das melhores poucas horas de sono que dormi até hoje... Pois sabia que dali a escassas centenas de minutos, estaríamos envolvidos numa das melhores sensações e feitos de que certamente iriamos passar em vida... Se foi ou não, fiquem a saber proximamente, com o resumo da nossa aventura ao longo de quatro dias e que me proponho a contar neste espaço a partir de hoje, até ao resumo do dia 1.
NÃO PERCAM O RESUMO DO DIA 1
BREVEMENTE


4 comentários:

  1. Bem... a historia da lebre foi hilariante!

    Fico a aguardar pelo próximo episódio!


    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Axo ke devia-mos la voltar para procurar melhor a lebre!

    ResponderEliminar
  3. Como diria um CicloBeato " ah lebre dum c***ão "

    ResponderEliminar
  4. Olá Amigos

    Mais uma vez obrigado pela vossa participação, aguardem o dia um, e os restantes três dias, haverá de certeza muito mais que comentar...

    Estes maganos dos CicloBeatos são tramados!!!

    ResponderEliminar