domingo, 24 de outubro de 2010

O CAMINHO DAS CRUZES



A volta de hoje! Foi ontem! Excepcionalmente a nossa tradicional volta de domingo foi antecipada para sábado, e desta vez, contamos com o regresso do Fernando Viegas ao nosso convívio, após recuperação de uma penosa lesão que o atormentou durante vários meses... mas parece que o pior já passou, ele sentiu-se bem a pedalar e está ai novamente para as curvas (voltinhas).


De salientar também novamente a presença e boa disposição do António e do Flávio que ao que parece, estão mesmo para ficar entre nós, tal é a demonstração de dedicação e empenho em nos acompanhar nestas nossas andanças, um grande bem haja!... A estes "quase" CicloBeatos... e digo quase... pois ainda têm que fazer a prova da dureza, e só após esse teste serão diplomados... mas já estão no bom caminho... talvez daqui a oito semanas estejam prontos... vejamos se o tempo ajuda nessa altura, para eles prestarem essa prova com distinção máxima.



Bem, mas vamos ao que interessa realmente nesta semana , a nossa volta pelo já tão falado, mas ainda não percorrido, caminho das cruzes, na serra da Arrábida, este caminho liga a Quinta de El Carmem (http://www.novaera-alvorecer.net/quinta_el_carmen.htm) ao convento da Arrábida, mas sempre pelo meio da serra, um percurso com bastantes pedras e por vezes bastante fechado pela vegetação, em que o momento alto foram as paragens para fotos nas clareiras, sensivelmente a meio do percurso.


























Sem dúvida um percurso a rever, pelo menos uma vez por ano, vale bem a pena tal a beleza natural e paisagistica, do local, apesar de ser um pouco duro, o acesso, pois é a subir desde os 180 mt  de altitude até cerca dos 365 mt, quase sempre com a companhia do chão bastante empedrado, e com vegetação que nos vai constantemente massajando as pernas e por vezes a cabeça.


Devido a no final do percurso realizado terem existido várias sugestões de destino para à próxima semana, irá começar a ser proposto todas as semanas três opções de destino que serão votadas aqui no blogue, durante a semana, agradece-se desde já a vossa participação, em caso de empate decide-se o destino no local de partida (Rossio, em Vila Nogueira de Azeitão), então até Domingo às 8.00. 


4 comentários:

  1. Boas!

    Este percurso é realmente muito duro! Eu fui explora-lo em numa tarde de Julho (http://bdr-btt.blogspot.com/2010/07/aldeia-da-portelaparral-e-serra-da.html) e só eu sei o que custou fazer aquela subida inicial (o piso empedrado não é muito amistoso). Mas vale bem a pena porque aquela paisagem é fantastica!

    Cumprimentos,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos.

    Há já bastante tempo que estavamos para explorar este caminho, mas só agora se proporcionou, pois como sabe é muito melhor de fazer com o tempo mais fresco, pois aquela subida inicial, não mata mas moí!

    Sem dúvida que vale a pena repetir, não com bastante assiduidade, mas pelo menos uma vez por ano... para manter o caminho aberto.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. My friend já cumpri o meu dever de cidadão....
    Votei no passeio de domingo e no anual....
    Parece que tudo indica que vamos prós Algarves

    ResponderEliminar
  4. Olá Mário.

    Essa do MY FRIEND ... deve ser influência dos reality's show da TVI... ;-)

    Em relação à votação, fizeste mais do que o teu dever de cidadão... fizeste o dever de um CicloBeato, lembra-te sempre desta máxima...LOL

    Pois... parece mesmo que este ano encerramos o assunto Algarve de vez, percorrendo-o de lés a lés... mas atenção ainda faltam 44 dias para terminar a votação.

    Outro facto que tomei conhecimento com a votação, é de que já somos 6 CicloBeatos a querer participar neste evento em Junho... a não ser que alguém tenha votado mais de uma vez...
    Portanto para preencher a carrinha só faltam mais dois... mas atenção que as vagas só estão disponiveis após a confirmação dos convidados (sim! é um evento para convidados), como sabem esta é uma das principais condições para o sucesso do nosso passeio anual.

    Abraço e até Domingo...nem que chovam picaretas!

    ResponderEliminar