domingo, 31 de outubro de 2010

VOLTA DOS "3" CASTELOS



Hoje, dia de chuva, muita chuva mesmo, e muito vento, em especial no regresso a casa, resolvemos fazer uma volta pelo asfalto, já que certamente os trilhos no mato estavam cheios de lama e encharcados, e como já não temos idade nem paciência para andar a brincar na lama... então lá arranca-mos nós com direcção a Palmela e ao seu Castelo altaneiro, onde após longa subida paramos na esplanada adjacente ao Castelo.




Depois rumamos a Setúbal, passando por Aires e sempre a descer entramos na cidade do Sado, a seguir, subimos novamente, ao alto do Viso, e passando pelos moinhos entramos no Castelo de São Filipe, onde tiramos algumas fotos ao deslumbrante cenário da foz do rio Sado.





Resolvemos então dar a volta pelas praias da Arrábida, esgotada que foi a hipótese que coloquei, de irmos pela Estrada da Rasca de regresso, (eu já estava a prever algo...) após as várias subidas que compõem este circuito das praias, salienta-se o facto de ter-mos subido, de Galapos até ao alto do Creiro e depois o já mítico e intermínavel, Alto da Mata, ao que a meio desta penosa subida, alguns CicloBeatos, questionaram-se se devido ao já adiantado da hora, valeria a pena fazer o terceiro Castelo, o de Sesimbra, resolve-mos não o fazer ... facto que me ficou atravessado na garganta... pois estava danadinho para fazê-los os três, para a próxima há que dosear bem o esforço... pois apertar no ínicio de 65 km (previstos)... e depois "dar o berro aos 45km... já eu estava á espera... não é verdade meus amigos?


Em cima a foto do Castelo que ficou por visitar, ou seja... estivemos lá virtualmente.

De salientar este domingo, o facto do Flávio ter começado a tomar consciência que no BTT também se sobe... e não é pouco... e isto foi só alcatrão, mas passou com distinção, pois aguentou-se à "Bomboka" e até pode pôr no seu curriculum, o Alto da Mata, feito contado por muitos mas feito por muitos menos.


A altimetria dos 58 km realizados andou pelos 867 metros... faltou o acumulado da subida do Castelo de Sesimbra... mas apesar de todo isso resolvemos compor a "coisa" e fomos fazer o terceiro Castelo bem perto de casa... na N10 entre Vila Nogueira e Brejos de Azeitão, até para a semana... nem que chova picaretas em brasa.





4 comentários:

  1. A Rota dos 3 Castelos, a nossa "Castelona", foi um dos desafios mais exigentes que fizemos este ano. Também iniciamos a conquista dos Castelos pelo de Palmela, depois pelo de Setúbal e o de Sesimbra também ficou para o fim.

    Se quiserem ver o track que fizemos basta clicar no seguinte link:

    http://bdr-btt.blogspot.com/2010/04/rescaldo-passeio-btt-de-25042010.html

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos.

    Esta nossa volta de domingo foi em alcatrão issencialmente, pois as condições climáticas estavam muito adversas... em especial o vento muito forte de frente, a seguir ao Alto da Mata, que nos levou a desistir da ideia do terceiro castelo.

    Já vi a vossa Castelona e gostei muito... também já desenhei uma volta muito identica a essa, baseada na reconquista dos 3 Castelos e têm cerca de 100 km... estou à espera do bom tempo e da boa forma dos CicloBeatos para a fazer.

    Aqui deixo o link da reportagem de uma volta muito boa para treinar maratonas, que desenhei e já tivemos o prazer de fazer, como treino para o nosso Projecto Guadiana 2010.

    REPORTAGEM:
    http://ciclobeatos.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

    TRACK:
    http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1108299

    Já reparei que fazemos parte de grupos bastante similares, nos gostos de volta e no conhecimento da região, portanto sempre que quiser alguma ideia para desenhar "tracks" esteja à vontade, estou disposto a partilhar.

    Um abraço.
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Sim este fim de semana não era o ideal para fazerem a conquista dos 3 Castelos como ela deve ser feita. Nós também optámos por rolar mais em alcatrão do que o costume. Mas já vi que quando o tempo melhorar os 3 Castelos não perdem pela demora!

    Relativamente ao percurso que sugeriste, já estive a ver a reportagem e o track e pelo que eu conheço do trajecto não tenho duvidas que foi realmente muito duro e um belo treino para o vosso desafio deste ano. E se tivessem ido ao Castelo de Sesimbra ou às pegadas dos dinossauros no Cabo Espichel tinham mesmo chegado aos 100 km!

    Agora que vos sigo mais de perto, sem duvida que ganhei uma nova "fonte" para descobrir novos trilhos e novas ideias e espero também poder-vos ajudar naquilo que estiver ao meu alcance.

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos.

    Mais uma vez obrigado pela sua participação e colaboração, sempre que necessitar de algo disponha.

    Já que fala em fonte, tenho também de lhe dar os parabéns pelo vosso blogue, está muito bem redigido e contém ferramentas muito interessantes para os blogues... as quais serviram de inspiração para a nossa mudança de visual no blogue... como deve ter reparado.

    Já há algum tempo que andava com vontade de modernizar ... mas o tempo era pouco e a inspiração também... a visita ao vosso blogue foi o clique que estava a necessitar.

    Se necessitar de "tracks" pode pedi-los por correio electrónico "ciclobeatos@gmail.com" (caso não estejam por aqui, pois estou a actualizar os nossos... e é bem capaz de demorar um pouco).

    Abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar