domingo, 25 de maio de 2014

100 KM À CICLOBEATO

Hoje realizamos o ensaio geral para o nosso passeio anual de aniversário. E nada melhor para realizar o treino adequado, do que voltarmos a fazer a nossa volta CicloBeatos 100KM, realizada quase exclusivamente dentro do Parque Natural da Arrábida.
O inicio do treino estava previsto para as 7.00 no entanto existiram imprevistos de última hora e só arrancamos pelas 7.35, no grupo que contava com todos os CicloBeatos que irão pedalar por terras de Viriato e cujos nomes passo a relembrar, o João, o Hipólito, o Machado, o Fernando, o Mário, o Flávio e o Renato.

Como é óbvio não me vou debruçar sobre a descrição pormenorizada, do percurso realizado por nós neste dia de ensaio, até porque este é um dos poucos percursos que partilhamos aqui no nosso espaço, apenas, hoje realizei algumas alterações de pequeno mote e que tornaram este percurso com extensão de 99,9 km num de 101,1 Km.

O que vós posso dizer é que saímos de Azeitão, fomos a Palmela, descemos para Setúbal, contornamos a Serra de São Luís, deslocámos-nos até perto dos Casal da Figueiras e dos moinhos de São Filipe, paramos na Comenda para reabastecer com o precioso liquido, pedalamos pelo Vale da Rasca, Picheleiros. Pelos Casais da Serra subimos em asfalto até termos acesso ao planalto do Risco o qual atravessamos na direcção dos Casais de Calhariz, subimos até à aldeia das Pedreiras, passamos pelo Facho de Santana, e voltamos a fazer uma ligeira paragem na Corredoura, onde mata-mos o bicho.
Zambujal à fora descemos até ao Sentrão, subimos para a pedreira do Galo, depois Pinheirinhos, Azoia e Cabo de Espichel onde degustamos a "bela da bifana" e a revigorante Stout preta. De regresso à "bike" descemos pelas Aguncheiras até à praia da Foz, Bicas, aldeia do Meco com passagem pelos Fornos, Aiana de Cima e Caixas.
Depois o já tradicional regresso por locais tão bem, nossos conhecidos, como a Carrasqueira, Areeiros, Perú, Canais, Aldeia de Irmãos e chegada ao mítico local de partida dos CicloBeatos em Vila Nogueira de Azeitão, eram já 15 horas e 48 minutos, após 101 km com 1758 metros de acumulado em subidas, realizados em 7 horas e 19 minutos a pedalar, porém estivemos parados em abastecimentos 54 minutos, o que deu uma boa média de 13,8 km/hora.

Como palavras finais não posso deixar de enaltecer, sem me surpreender, o enorme espírito de grupo e companheirismo evidenciado por todos os elementos participantes, e que nos momentos mais delicados estiveram sempre atentos e juntos, apoiando um colega mais necessitado, e até nas decisões importantes durante este treino, fomos sábios e unânimes, de facto, volto a frisar sem me surpreender... Fantástico!

Em jeito de "sprint" final, não necessariamente para o nosso grupo, mas para todos, escrevo estas ultimas palavras.

O espírito de equipa é elemento essencial para a união e força de uma equipa. É algo que se ganha quando cada elemento da equipa sente que faz parte de um grupo de pessoas que partilham dos mesmos objectivos, e quando se sente vontade de fazer o melhor a favor do conjunto.

Uma das formas de alcançar o bom espírito de equipa é sem dúvida a forte amizade que é o sentimento mais forte e mais comum que se pode encontrar num grupo. Sem ela não poderíamos considerar quaisquer dos nossos objectivos.
Amizade essa que nasce na partilha de aventuras e vida em conjunto.